Correio dos Campos

Agenda de abril e maio do Conservatório Maestro Paulino teve casa cheia

1 de junho de 2017 às 17:59

A agenda de apresentações e recitais do Conservatório Maestro Paulino, escola de música mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, esteve repleta durante os meses de abril e maio. O público pode acompanhar, gratuitamente, duas edições do projeto Música na Chaminé, três recitais de piano (com o professor Vinícius Fabri e com os ex-alunos João Davi Kluber e Cassio Viante) e um recital de canto com Obras do Schubert, com a professora e soprano Julcy Rodrigues. Com entrada gratuita, todos os eventos tiveram casa cheia e o público variou entre alunos da escola e comunidade externa.
“O início do semestre contou com diversos eventos, envolvendo tanto professores quanto alunos e ex-alunos. No repertório, obras para piano, canto, violão e outros instrumentos, em vertentes eruditas e populares”, relata o diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni. O diretor também aponta a importância das apresentações para conhecer o trabalho dos professores e alunos fora da sala de aula. “Além de valorizar o trabalho, é uma forma de incentivar a apreciação musical e a formação de plateia na comunidade discente do Centro de Música”, completa.
“A proposta do Música na Chaminé é oferecer à sociedade uma pequena amostra do que é feito no Conservatório e também a oportunidade para os alunos se apresentarem sem ser nas audições e provas”, explica o coordenador do projeto, professor Marcelo Ijaille. Durante aproximadamente uma hora, o público conhece o som dos diferentes instrumentos ensinados na escola de música. Além disso, a edição de maio contou com a participação dos integrantes do grupo Croquis Urbanos e artistas convidados, desenvolvendo ilustrações ao vivo durante as apresentações.
O professor de piano Vinícius Fabri explica que os repertórios abordaram diferentes períodos da história da música, “desde o barroco passando pelo clássico, romântico e chegando ao período moderno”. Para João Davi Kluber, que é formado em piano pelo Conservatório, é fundamental para os alunos em formação assistirem a apresentações dos próprios professores. “Os alunos precisam ter esse contato com a seriedade de um recital para compreenderem a profissão, o que é fazer música”, afirma.
Agenda de junho – Já para o mês de junho, a programação inicia no dia 8, quinta-feira, com o Sarau Musical das Meninas Cantoras de Ponta Grossa. A apresentação começa às 19h30 e terá a participação de alunos de piano e canto lírico das professoras Cássia Neumann e Andresa Lino. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.