Correio dos Campos

Em visita a reitor da UEPG, representantes piraienses pedem implantação de cursos na cidade

13 de abril de 2018 às 09:47

IMPRENSA/UEPG – O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita de uma comitiva de Piraí do Sul, acompanhada do deputado federal Aliel Machado e do deputado estadual Péricles de Holleben Mello. A vice-prefeita Ludi Meri Raymundo manifestou ao reitor a necessidade de implantação de cursos superiores no município, para atender a uma demanda crescente dos jovens piraienses em busca de qualificação profissional. “Hoje suprimos essa necessidade com a disponibilização de transporte para outras cidades”, disse, revelando que apenas para Ponta Grossa partem nove ônibus diariamente, onerando os cofres municipais de forma significativa.

A vice-prefeita comenta que a maioria dos jovens do município opta por cursos de licenciatura e a implantação de cursos nessa modalidade já aliviaria a situação que, segundo, ela já está insustentável. “Isso vem crescendo a cada ano e temos que encontrar uma solução”. A secretária de Educação, Rosa Maira Priotto, comenta que ainda não realizou um levantamento para saber quais os cursos mais procurados pelos estudantes da cidade. “A partir da resposta de vocês, quanto à viabilidade de levar a UEPG a Piraí, faremos um diagnóstico da situação”, disse. Também acompanhou a visita o secretário de Esportes e Lazer, Douglas Santos Carneiro.

Os deputados Aliel Machado e Péricles Mello dizem que trouxeram a demanda da comunidade de Piraí do Sul à UEPG, pela qualidade da instituição que integra o sistema estadual de ensino superior e hoje se coloca entre as melhores universidades públicas do país. “Sabemos das dificuldades pelas quais passam a instituições públicas de ensino em todo Brasil, por conta das crises de ordem econômica e política que afligem o país, mas temos a certeza de que dentro das suas possibilidades a UEPG tentará atender ao pedido dos piraienses”, disse o deputado federal, colocando-se à disposição, juntamente como deputado Péricles, para buscar apoio junto aos governos federal e estadual.

O reitor Luciano Vargas reconhece a dificuldade do município para trazer os estudantes para Ponta Grossa, não apenas pelo custo, mas principalmente em relação à segurança dos jovens obrigados a enfrentar os riscos de uma rodovia diariamente. Nesse sentido, disse que o melhor para o município, neste momento, seria a implantação de um polo de ensino a distância, que oferta basicamente cursos de licenciatura. “Imagino que isso poderia reduzir a despesa com o transporte”, disse, explicando que a implantação de um campus avançado, com cursos presenciais, teria custo maior para a prefeitura.

Luciano Vargas orientou os representantes do município a oficializarem a solicitação, para que o processo tramite nos setores afins e a instituição possa dar uma resposta aos piraienses em curto espaço de tempo. Atualmente, a UEPG conta com 51 polos de Educação a Distância (EaD) no Paraná, ofertando os cursos de licenciatura em Educação Física, Computação, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia; bacharelado em Administração Pública; e tecnólogo em Tecnologia em Gestão Pública. Conta ainda com 11 cursos de especialização a distância e mais de 20 cursos de extensão ofertados de acordo com a demanda. A implantação dos polos é de inteira responsabilidade dos municípios; cabe à UEPG a operacionalização dos cursos, por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).