Correio dos Campos

Estudante com câncer terminal recebe título honorário de enfermeira

31 de janeiro de 2020 às 14:32
(foto: arquivo pessoal)

A estudante de enfermagem Ana Cristina Gualberto da Silva, 45 anos, recebeu uma certificação simbólica e inédita do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren).

Ana tem um câncer no pâncreas em estado terminal. Desde o dia 14 de janeiro, ela está internada na ala de cuidados paliativos do Hospital de Apoio de Brasília (HAB). A estudante interrompeu a faculdade de enfermagem no último semestre.

No hospital, ela expressou à psicóloga do HAB seu desejo de obter o diploma. Na quinta-feira passada (23), ele foi atendido: o Coren aprovou o título honorário de enfermeira à estudante “porque nunca é tarde para se realizar um sonho”.

“Vamos realizar o seu último desejo em um ato público inédito, marcante como a vida dela”, disse Marcos Wesley, presidente do Coren.

A psicóloga de Ana, Giselle de Fátima Silva, conta que a paciente trabalhou como técnica de enfermagem a vida toda, e quando conseguiu entrar na faculdade, o câncer tragicamente interrompeu aquilo que seria a conquista do seu maior sonho.

Sensibilizada com a história da enfermeira, Giselle pediu ajuda à colega de hospital Ana Catarine Carneiro, para entrar em contato com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal e poder contar a história de Ana Cristina.

Foi então que o Coren criou uma carteirinha honorária para homenagear a estudante.

A entrega da certificação honorária foi um dos momentos mais emocionantes que Giselle e Ana Cristina já vivenciaram. “Ela ficou muito feliz com tudo o que aconteceu. Disse que achava que estávamos brincando quando contamos da cerimônia . A Ana Cristina ficou muito emocionada em realizar esse sonho.”

Fonte: Razões para Acreditar