Correio dos Campos

Audiência pública aborda Plano Municipal de Direitos do Idoso e reúne cerca de 60 pessoas

24 de agosto de 2017 às 11:13

Aproximadamente 60 pessoas participaram da audiência pública que discutiu o Plano Municipal de Direitos do Idoso 2017-2022. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira (23) pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Direitos do Idoso.

O Plano Municipal foi elaborado por membros do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, das secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, de Esporte e Lazer e de Urbanismo, e técnicos convidados de demais instituições.

Os eixos do Plano que irá reger a política do idoso no município nos próximos cinco anos foram expostos aos participantes, que puderam analisar e discutir todos os itens. Alguns itens foram aprovados sem ressalvas, outros foram alterados para melhor se encaixar a necessidade dos beneficiados do plano e alguns foram criados.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Mário Wieczorek, é através de eventos como esse, em que é dada voz aos idosos, que será possível avançar e melhorar o atendimento a esse grupo no município. “Nossa equipe faz todos os esforços para melhorar cada vez mais a qualidade de vida para os idosos de Palmeira. Trabalhando em conjunto com eles é que poderemos realizar ações que realmente beneficiem a vida dos mesmos e garantam espaço para a pessoa idosa dentro da sociedade”, relatou.

Durante seu discurso inicial, Wieczorek também anunciou um projeto para reformar um imóvel do Município e transformá-lo no Centro Municipal do Idoso, que será um centro de convivência para o idoso referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O local era ocupado pelo Provopar e fica localizado na avenida 7 de Abril, próximo ao Fórum da Comarca.

Com a aprovação durante a audiência pública, o Plano será enviado para a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e estará compondo a documentação para o pleito do recurso de R$ 60 mil, destinado para Palmeira, via Fundo Estadual do Idoso.​