Correio dos Campos

Secretaria de Assistência Social lança cartilha do PETI

23 de agosto de 2017 às 18:53

Em solenidade realizada na tarde da última terça-feira (22), a secretaria de assistência social promoveu o I Encontro Palmeirense do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. O evento reuniu parceiros da área da educação, cultura, segmentos assistencialistas de apoio, autoridades como o promotor de justiça, Antonio Carlos Nervino, artistas locais como Calibria MC’s e PH, e comunidade em geral.

Desde 2014, quando foi formada a Comissão do Peti, as assistentes sociais seguem desenvolvendo trabalhos de assistencialismo para erradicação do trabalho infantil por todo o município. Ressaltado pelo secretário de assistência social, Mario Wieczorek, as condições econômicas de Palmeira, voltadas a área rural, como caso do cultivo do fumo e de batatas, favorece e agrava o trabalho infantil. “Palmeira já teve épocas em que nossas crianças estiveram em meio a condições agravantes do trabalho infantil. Graças ao trabalho que seguimos realizando esta taxa segue menor”, explica o secretário.

Em 2015, os órgãos gestores que fazem parte do programa como Cento de Referência em Assistência Social – CRAS, Conselho tutelar e parceiros, realizaram o lançamento do I Concurso PETI. Onde em parceria com a secretaria de educação foram desenvolvidos trabalhos na rede de ensino para elaboração de materiais que formaram uma cartilha, que servirá de base do trabalho nas escolas do município.

Durante o evento foi realizado a premiação dos alunos que conquistaram o primeiro lugar em diversas categorias do concurso. Sendo eles Leonardo Borges de Mello (Escola Integrada), ganhador do nome da Cartilha, com “Turminha de Palmeira no Combate do Trabalho Infantil”; João Guilherme de Paula, (Escola Anna Ferreira de Freitas) com a melhor frase sobre o trabalho infantil; Kaio Adenilson Pruença Jefrei (Escola Anna Ferreira de Freitas), com o melhor desenho do mascote do PETI; Camily dos Santos da Silva (Escola Ns do Rocio), foi premiada pelo melhor Cartaz do PETI; Stefani Eurich (Escola Est. do Campo Quero-Quero), fez a poesia sobre o PETI; a paródia escolhida foi da aluna Kauani Seixas (Colégio Estadual do Campo Henrique Stadler) com participação dos alunos Carlos Eduardo Costa, Kauna Letícia Souza e Daiane Stadler, que também foram premiados; a redação escolhida foi escrita pelo aluno Jonathan Ziemer (Escola Est. do Campo Quero-Quero); a aluna Schaiane Maria de Souza (Cel. Est. do Campo Henrique Stadler), desenvolveu a tirinha sobre o PETI.

Todos os trabalhos desenvolvidos e escolhidos pela comissão fazem parte da cartilha. Além dos trabalhos realizados pelos alunos, os rappers palmeirenses Calimbria MC’s e PH desenvolveram uma música sobre o assunto que foi apresentada aos presentes. A qual será usada na divulgação da campanha. Ao deparar-se com uma criança em situação de vulnerabilidade e risco pode ser realizado a denuncia diretamente com o Conselho Tutelar, Cras ou Assistência Social.