Correio dos Campos

Escolas do Núcleo de Ponta Grossa recebem prêmio de gestão escolar

7 de julho de 2017 às 00:14
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Entrega do Prêmio Gestão Escolar no Núcleo de Ponta Grossa com a participação da Secretária de Educação Ana Seres Trento Comin no auditório da Universidade de Ponta Grossa, na foto o diretor Adriano Nascimento. 06-07-17. Foto: Hedeson Alves/SEED

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (06) o Prêmio de Gestão Paraná às escolas públicas da rede estadual de Ponta Grossa (Campos Gerais). A premiação da Secretaria de Estado da Educação tem como objetivo valorizar as escolas que desenvolvem projetos pedagógicos inovadores, praticam a gestão participativa dos recursos públicos e promovem o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar.

Em primeiro lugar ficou o Colégio estadual Alcides Munhoz, de Imbituva, que recebeu premiação de R $ 6 mil. O segundo foi a escola Gil Stein Ferreira, de Ivaí, com R $ 4 mil. E em terceira colocação veio o Colégio Dom Alberto Gonçalves, do município de Palmeira. A unidade recebeu R $ 3 mil.

As escolas vão promover consultas junto com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Conselho Escolar, estudantes e comunidade escolar para definir onde aplicar os recursos. O dinheiro pode ser utilizado para compra de materiais de consumo, pequenos reparos e outras despesas relacionadas à atividade educacional.

“O prêmio é o resultado final, é o reconhecimento. Sempre destaco o excelente trabalho que vem sendo feito por nossas unidades ao longo do tempo para chegar a receber esta premiação. Tudo que fazemos é pelo nosso estudante”, disse a secretária de Estado da Educação, Ana Seres.

O Prêmio de Gestão Escolar foi criado em 2015 para promover e fortalecer a participação da comunidade no cotidiano pedagógico e financeiro das escolas paranaenses. Para participar do projeto as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2018, o Governo do Estado vai escolher a melhor gestão escolar do Paraná. Para a edição estadual serão elaborados novos critérios a serem cumpridos pelas escolas.
Ao longo deste ano, o programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação vai premiar escolas pertencentes aos Núcleos de Educação da Área Metropolitana Norte e Sul, de Jacarezinho, de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá, Loanda, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba e Irati.

PROGRAMA – O prêmio de gestão faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria da Educação, que busca reduzir os índices de evasão e elevar a qualidade do ensino público por meio da gestão escolar participativa. A ação também integra as comemorações dos 70 anos da Secretaria da Educação, comemorados em maio deste ano.

70 ANOS – Também nesta quinta-feira o representante do estudante Willian Eduardo Starke, o professor de Artes e orientador Eron Laroca, do CEEBJA Odari Paschoalini (município de Ponta Grossa), recebeu a premiação do Concurso 70 anos em nome do seu aluno.

A ação, um concurso de trabalhos de artes, faz parte das comemorações dos 70 anos da Secretaria da Educação.

E nesta sexta-feira (07) também será comemorado o aniversário de sete décadas do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira.