Correio dos Campos

Prefeitura e Sengés Florestadora implantam projeto de coleta de lixo na zona rural

16 de abril de 2019 às 16:56

Dando continuidade aos trabalhos e realizações que fazem com que a zona rural do município fique em pé de igualdade com a zona urbana, a Prefeitura de Jaguariaíva firma termo de cooperação com a empresa Sengés Florestadora e Agrícola Ltda, cuja finalidade é promover, em conjunto, a execução do projeto ambiental Bairro Limpo. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira, 16, no bairro Jangai.

Comunidade, representantes da empresa parceira, entre eles a diretora Maria Cristina Sguario, o prefeito José Sloboda e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, presidente da Câmara Adilson Passos Félix, além de outros vereadores, professores no bairro, secretários e diretores municipais presenciaram o encontro para assinatura do termo de cooperação, em frente ao Colégio Estadual Rural Milton Sguário.

O Bairro Limpo vai englobar a participação de moradores, escolas, igrejas e unidades de saúde dos bairros Jangai, Bonsucesso, Cachoeira, Lanças, Cadeado, Morro Azul e Cerrrado da Roseira, que passarão a contar com coleta semanal de resíduos sólidos.

É de responsabilidade da empresa parceira, além de criação e construção dos pontos de coleta, a divulgação, educação ambiental, instalação de tambores de diferentes cores de acordo com os itens coletados, placas de orientação, monitoramento do programa, entre outros. Na oportunidade a diretora Maria Cristina pediu adesão dos moradores no descarte correto do lixo e disse que a empresa, que é certificada, procura fazer algo a mais em prol do meio ambiente e comunidades.

Em locais estratégicos dos bairros já foram instalados pela Sengés Florestadora ecopontos para o depósito desses materiais. “Os rejeitos não recicláveis devem ser depositados nos tambores pretos e os recicláveis vão para o coletor verde”, explicou Luana Ribeiro, analista social da empresa.

A moradora Maria Madalena da Silva é uma das pessoas que aprova a iniciativa. “Antes eu guardava o lixo reciclável e pedia para alguém levar para descarte correto na cidade. Isso porque sei que não devemos jogar o lixo na natureza, principalmente porque prejudica nossas nascentes”, disse.

Limpeza e cuidado – Assim como no Programa Feira Verde em andamento na cidade, a prefeitura fará a destinação adequada do lixo doméstico na área rural. O prefeito José Sloboda informou que o município disponibilizará um caminhão para a coleta e transporte dos resíduos nas segundas-feiras. Como a área rural é extensa e distante da zona urbana, a estimativa é de que o veículo percorra cerca de 160 quilômetros em cada dia de coleta.

“Na cidade estamos deixando tudo limpo com o Programa Feira Verde. Agora esta parceria com a Sengés Florestadora vem ao encontro do que precisávamos para diminuir o lixo jogado irregularmente na zona rural”, disse Sloboda. O prefeito lamentou práticas como o descarte do lixo na Serra do Butiá, observando que isso não pode mais acontecer, visto que a zona rural é uma das belezas naturais jaguariaivenses que precisam ser preservadas.

Sloboda anunciou que estão sendo feitas várias melhorias estruturais na área rural, sempre pensando no bem estar do homem do campo. Entre as mais recentes destaca-se a perfuração em andamento de poços artesianos em vários bairros atendidos pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), para dar acesso ao abastecimento de água suficiente a todos.