Correio dos Campos

Klabin promove seminário de capacitação sobre estradas rurais

Iniciativa, destinada a funcionários de 12 prefeituras da região, abordou a construção e a manutenção de estradas
20 de agosto de 2018 às 11:36

COM ASSESSORIAS – A Klabin promoveu, na Vila Lagoa, em Telêmaco Borba, o 1º Seminário de Construção e Manutenção de Estradas Rurais, destinado às equipes responsáveis por obras de infraestrutura de 12 prefeituras da região dos Campos Gerais. O evento, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, levou aos secretários de obras e técnicos, as melhores práticas de construção e manutenção de estradas rurais, um importante ativo da companhia e dos municípios que têm economias voltadas à agricultura. Somente em 2017, a Klabin construiu 500 quilômetros de estradas para a logística de abastecimento florestal de suas duas fábricas no Paraná, e que também beneficiam a população.

As aulas foram ministradas por profissionais da consultoria Malinovski Florestal, especializada em excelência das operações florestais, e tiveram uma programação que incluiu teoria e atividades práticas realizadas em campo. Os módulos abordaram temas como planejamento, preparo, revestimento, drenagem e manutenção das estradas rurais. “Sabemos que os municípios da região possuem essa demanda para manutenção das estradas rurais, por isso, esse evento buscou compartilhar a experiência da Klabin nessa área”, contou o Gerente de Logística Florestal da Klabin, Darlon Orlamunder de Souza.

Para o prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda, o curso trouxe uma nova visibilidade do que os gestores municipais podem fazer. “A cidade vai se beneficiar em muito com o que foi mostrado. Agora tenho a real noção do que pode ser feito nas estradas e minha equipe poderá empregar todo esse conhecimento. Foi um curso muito explicativo e esperamos ter mais no futuro”.

“Consegui aprender mais com esse curso e vamos disseminar o que foi passado. Temos áreas indígenas e assentamentos que dependem das estradas rurais, com certeza iremos aplicar a teoria para a prática em nosso município”, comentou Laercio Pereira Correia, vice-prefeito de São Jerônimo da Serra.

O operador de motoniveladora Edson de Lima Rodrigues, da prefeitura de Imbaú, acredita estar mais capacitado após o seminário. “Aprendi muita coisa diferente, que não imaginava como funcionava. Vou fazer meu trabalho de uma forma mais aprimorada e passarei esse conhecimento aos meus colegas de trabalho”, acrescentou.

“A qualificação dos funcionários municipais que atuam na construção e manutenção de estradas rurais é uma forma de promovermos o desenvolvimento regional, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida, da logística e da segurança dos moradores”, explicou o gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin, Uilson Paiva. “Isso está em linha com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU”.

Participaram do seminário funcionários das prefeituras de: Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Tibagi, Telêmaco Borba, Imbaú, Jaguariaíva, Curiúva, Ventania, Sengés, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu e Reserva.