População pode opinar na revisão do Plano Diretor em audiência pública na próxima semana

COM ASSESSORIAS – A revisão do Plano Diretor de Castro, instrumento fundamental para o ordenamento do crescimento e desenvolvimento sustentável do município, chega à sua quarta fase com a elaboração de diretrizes e propostas. Para garantir a participação popular na elaboração do documento, a equipe que coordena o processo realiza na próxima semana mais uma audiência pública. Toda a comunidade é convidada a participar na quinta-feira (14), às 18 horas, das discussões que acontecem na Câmara de Vereadores.
“Toda a população, moradores de bairros rurais e urbanos, representantes de associações de moradores, entidades civis e religiosas também, comerciantes, empresários, produtores rurais, estudantes e vereadores estão convidados. Qualquer cidadão que deseja contribuir com o futuro de nossa cidade vai ter esse espaço pra opinar diretamente sobre as diretrizes que vão nortear o desenvolvimento de nossa cidade até 2035”, convida o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edmir Kirchof.
Ele destaca que, na audiência, as pessoas poderão conhecer as propostas de uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação, preservação ambiental, infraestrutura e zoneamento, entre outras regras que impactam diretamente na vida dos moradores. “É a hora de defender os interesses do seu bairro e da sua comunidade”, enfatiza.
Duas audiências públicas já foram realizadas, uma delas em conjunto com Conferência Municipal. A da próxima semana será a penúltima antes da conclusão da revisão. “Isso torna esta audiência da próxima semana a mais importante porque ainda podemos acolher demandas e sugestões que vierem da população”, finaliza o secretário. O documento final será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação, consolidando as diretrizes que nortearão o desenvolvimento de Castro pelos próximos dez anos.
O processo de revisão do Plano Diretor está sendo conduzido em parceria entre a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e a Prefeitura, mas conta com a participação ativa da sociedade civil e das entidades representativas do município.
Os documentos já elaborados estão disponíveis para consulta pública no site da Prefeitura.
Etapas do Plano Diretor
O Plano Diretor segue um cronograma estruturado em cinco fases:
1. Mobilização – Divulgação do processo e envolvimento da população.
2. Avaliação do Plano Diretor vigente – Análise do plano anterior para identificar avanços e desafios.
3. Análise Integrada – Diagnóstico aprofundado da realidade do município.
4. Diretrizes e Propostas – Definição das estratégias para o desenvolvimento sustentável.
5. Legislação e Plano de Ação – Transformação das diretrizes em normas que guiarão a cidade nos próximos anos.