Correio dos Campos

Social promove Semana Pedagógica para profissionais da rede de assistência

28 de agosto de 2019 às 17:52
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social está promovendo a Semana Pedagógica para profissionais que trabalham nos equipamentos públicos e em organizações não governamentais com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento iniciou nesta quarta-feira (28) e segue até sexta-feira (30) no Centro de Referência e Assistência Social Luís King.

Durante a capacitação serão abordados os fundamentos do SCFV, a execução dos serviços, público prioritário, organização dos grupos, metodologia para o planejamento das atividades e trabalho Inter setorial, entre outros.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou que a capacitação é importante para a padronização dos procedimentos, oferta de serviços com qualidade e atendimento ao público prioritário. “Quanto mais afinados estivermos, melhor vamos trabalhar para maximizar o atendimento às pessoas que precisam”, disse.

Serviço

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas a alcançar alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e o estímulo à autonomia dos usuários.

Os usuários são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades e os ciclos de vida. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos usuários. É organizado em percursos, de forma a estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências, desenvolver junto aos usuários o sentimento de pertença e de identidade, e fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.