Correio dos Campos

Visitas são suspensas em cadeias do Paraná por causa do coronavírus

21 de março de 2020 às 07:30
Depen suspende visitas e entrada de sacolas em unidades prisionais (Foto: Divulgação/AEN)

As visitas às unidades prisionais do Paraná estão suspensas, por 15 dias, a partir desta sexta-feira (20), de acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR). O objetivo é evitar a disseminação do coronavírus.

Durante o período, também não serão recebidos nas cadeias alimentos ou outros produtos que, geralmente, são entregues por familiares em sacolas. Pessoas que não são servidoras do órgão também serão proibidas de entrar. Conforme o Depen, familiares e presos receberão constantemente informações uns dos outros, por meio das assistentes sociais.

O Depen informou que, com os devidos cuidados de higiene, poderão ser entregues remédios de uso contínuo e para o combate de doenças crônicas, assim como produtos de higiene básica.

De acordo com o órgão, os atendimentos de advogados também estão suspensos, sendo implementada a videoconferência, mesma situação adotada para audiências de custódia e instrução.

Transferências e escoltas de presos custodiados nas penitenciárias e cadeias públicas do estado também ficam suspensas por 15 dias.

Cuidado
O Depen intensificou a distribuição e disponibilização de produtos de higiene e de álcool em gel 70% nas carceragens.

Outra medida tomada, segundo o departamento, foi a disponibilização de cartazes de orientação no interior das unidades prisionais.

Conforme o Depen, os agentes também ressaltam a importância de os presos informarem imediatamente se apresentarem tosse seca, febre ou dificuldade para respirar.

Em algumas regiões do estado, estão sendo separadas carceragens de isolamento para o caso de ser identificado algum preso com os sintomas de coronavírus.

Fonte: G1