Correio dos Campos

Ordem do Grifo e do Fogo fará apresentação no Parque Histórico

O domingo do evento da Idade Média será marcado pela apresentação de esgrima medieval
12 de agosto de 2019 às 14:39
(Divulgação/Parque Histórico de Carambeí)

COM ASSESSORIAS – A III Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, nesta edição, traz a proposta de mostrar ao público os combates medievais. No dia 25, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia será realizada uma apresentação do combate Historical European Martial Arts (Hema).

Este será o terceiro ano consecutivo que a academia Ordem do Grifo e do Fogo, de Curitiba, participará do evento com o intuito de mostrar ao público as técnicas aplicadas em combates. “O Hema engloba diversos combates medievais, entre eles a luta sem armadura (bloßfechten), a luta em armadura (harnischfechten / fechten im harnisch). As duas retratam situações de combate real, do tipo defesa pessoal ou guerra”, conta Jean Jean Muksen, instrutor da Ordem do Grifo de Fogo.

Será proporcionado ao público do evento uma apresentação de esgrima medieval. Jean explica que há diferenças entre a esgrima moderna e a medieval. “A esgrima moderna, olímpica, evoluiu das armas usadas no século 19. Pode-se dizer que estas foram ‘esportisadas’ e se transformaram numa modalidade muito distinta da esgrima histórica. No Hema é feito o estudo das tradições marciais também desse período, por meio de manuais e tratados militares de esgrima. É notório a diferença entre ambas as lutas”.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5 inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/feiramedieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.