Correio dos Campos

Parque Histórico tem programação especial de férias

Colocar o museu no roteiro de férias pode ser uma aventura incrível. O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil e o principal atrativo dos Campos Gerais, preparou uma programação especial para receber o público durante o mês de julho
12 de julho de 2019 às 13:43
(Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – Visitar o museu é um passeio muito agradável, pois o contato com a história da imigração em Carambeí por meio das coleções, que formam os cenários, proporciona aos visitantes uma viagem no tempo. A vasta área de jardins, que une as alas museais, foram pensadas para encantar o turista e possibilita o contato com a natureza.

O público que visitar o Parque Histórico neste período, além da visitação tradicional que narra a história de Carambeí, poderá conhecer as cinco exposições temporárias que estão no museu e três de longa duração.

A Mostra Fotográfica A Presença Negra em Carambeí – as relações multiétnicas na colônia, está na Casa da Memória, exibe as relações entre os imigrantes holandeses e os negros. Evidencia a presença e contribuições da população negra para o desenvolvimento da colônia Carambeí, por meio de registros fotográficos e assim revela a pluralidade étnica que havia aqui desde o início da colônia.

Uma exposição que permite ao visitante conhecer as tradições alimentares dos imigrantes holandeses é Mesa Posta – O chá e o café na cultura holandesa. Nesta mostra, é possível conhecer peças como o theemuts, utensílio em formato de bolsa de mão para cobrir bules e manter o calor, muito utilizado no início do século XX, considerado o precursor da garrafa térmica.

Memórias de Viagens é uma exposição que proporciona uma reflexão sobre os souvenirs adquiridos durante um passeio, postais, bilhetes, fotos, embalagens, qualquer objeto que tragam lembranças acumuladas e que remontam a trajetória de um turista.

O Espaço da Memória Feminina, é uma exposição de longa duração que tem a finalidade de representar todas as mulheres de Carambeí e abordada as seguintes temáticas: difusão do saber culinário, sociabilidade, vestimentas e indumentárias, trabalho, religiosidade e lazer. Busca aproximar e representar todas as mulheres independentemente de cor, credo e etnia. O principal objetivo é evidenciar qual era o papel da figura feminina na sociedade e seu espaço de ocupação.

As transformações urbanas de Carambeí estão retratadas na Mostra Fotográfica Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí, tem a intenção de apresentar as modificações que ocorreram com o passar do tempo e que mesmo assim o município possui resquícios de uma comunidade rural.

Com exposição e mostra fotográfica Retratos da Infância na Colônia Carambehy o Parque Histórico busca proporcionar ao público uma viagem no tempo, para um período onde não havia tecnologia e mostra com as crianças brincavam nesta época. A exposição é interativa, possui perna-de-pau e sjoelbak (um jogo de bilhar holandês), os visitantes podem aproveitar o passeio e se divertir com essas brincadeiras de um passado não tão distante.

A Fauna dos Campos Gerais, é uma exposição itinerante realizada pelo projeto Entre Campos. A mostra conta com representações da vida animal por meio de um diorama, um cenário com painéis fotográficos e animais taxidermizados. A exposição tem encantado adultos e crianças.

A exposição Moinhos dos Trópicos, é de longa duração, retrata a presença holandesa desde a ocupação no nordeste brasileiro até os fluxos migratórios do século XX. Nela podem ser vistos os símbolos, os artefatos da cultura holandesa e as particularidades das regiões deste país por meio de trajes típicos folclóricos.

No Parque das Águas tema a Casa da Sustentabilidade, uma exposição de longa duração, com um cenário construído com tijolo ecológico, madeira de reflorestamento, coberto com telhas reaproveitadas de outras construções, possui energia solar e reaproveita água das chuvas. No exterior da casa é possível observar técnicas de compostagem, horta orgânica comum e vertical, telhado verde que permite aos visitantes conhecer esta pratica e seus benefícios, a separação correta do lixo e de materiais recicláveis. Os móveis e peças da casa foram feitos com material reaproveitado.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h, o ingresso é R$20. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade pagam metade do valor, R$10. Moradores de Carambeí cadastrados, crianças até 6 anos, acompanhante necessário de pessoa com deficiência e pessoas acima de 60 anos são isentos da taxa. Toda quarta-feira entrada é gratuita para todos, exceto em feriados e para grupos. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4643.