Correio dos Campos

AMCG resgata Lendas e Contos da região

22 de agosto de 2018 às 15:04

COM ASSESSORIAS – Integrantes do setor de Cultura dos Campos Gerais se reuniram nesta terça-feira em Telêmaco Borba para programar o próximo projeto a ser trabalhado. Após lançar a publicação dos ‘Sabores dos Campos Gerais’, a AMCG Cultura fará o resgate de seus Contos e Lendas.

“Ainda continuamos a trabalhar os Sabores, motivando os municípios com potencial a tombar seus pratos, o saber fazer deles”, explica o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Palmeira, Waldir Joanassi, completando que os Contos e Lendas devem ser trabalhados concomitantemente às demais demandas culturais.

O formato do próximo projeto ainda será definido pelos gestores. “Foi lançada a ideia, agora iremos pensar em formas de executá-lo”, conta Joanassi, adiantando já algumas das ideias. “Nossa proposta é sempre envolver a comunidade. Então queremos trabalhar com encontros intergeracionais, com o pessoal da terceira idade relatando as histórias às crianças”, antecipa.

Além de debater as próximas ações, dirigentes da AMCG Cultura avaliaram o lançamento do livro “Sabores dos Campos Gerais”. “Foi um evento espetacular, inclusive estimulou nosso município a começar a trabalhar a legislação para o tombamento”, conta a secretária de Cultura de Carambeí, Ana Wieslava. O município conta com produção diferenciada da amora, que compõem a receita de uma de suas mais famosas tortas, e que compôs o livro, a Torta de Amora.

Para o coordenador da AMCG Cultura há muito potencial em alguns dos pratos apresentados nos Sabores. “O tombamento é uma maneira dos municípios salvaguardarem seu patrimônio”, explica, destacando que a alimentação está enraizada nas comunidades, e o Saber Fazer dos povos – seja imigrantes, negros, tropeiros ou indígenas -, devem ser preservados através das gerações.

Falando em preservação, o município de Ortigueira está aproveitando o livro ‘Sabores’ para difundir a receita e o modo de fazer do prato que identifica o município e o que vem destacando sua economia. “A costelinha de porco no mel está sendo cativada por lá”, conta o diretor de Cultura, Jackson Benites.