Correio dos Campos

Parque Histórico recruta voluntários para Feira Medieval

A participação da comunidade é o diferencial do evento que retrata a Idade Média.
22 de maio de 2018 às 12:51

COM ASSESSORIAS – O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre inscrições para voluntários que se identificam com a temática da Idade Média e queiram colaborar com a segunda edição da Feira Medieval. A equipe auxiliará nas atividades educativas do evento medieval.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo da instituição museal e organizador da feira, relata como o evento trabalha com a Idade Média e busca aproximar o público deste período. “A proposta da Feira Medieval é trabalhar com a temática da Idade Média de forma lúdica, tornar essa experiência mais próxima do cotidiano e das diversas balizas medievais abordadas pelo evento”.

Na primeira edição realizada em 2017, foi possível perceber o diferencial que foi a participação de voluntários que estavam envolvidos nas ações educativas. Para a segunda edição que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto deste ano, o Parque Histórico pretende dar continuidade e expandir o número do voluntariado na realização da evento.

“É importante contar com voluntários já que como instituição museal temos um caráter de museu fórum, onde é produzido coletivamente o saber e essa é uma forma de tornar a comunidade participativa na construção do conhecimento dentro do Parque Histórico”, Lucas relata a relevância da participação colaborativa no evento.

Poderão participar da Feira Medieval como voluntários pessoas acima de 15 anos, e para acadêmicos será fornecido certificado. Os trajes não serão disponibilizados pela instituição, cada participante deverá providenciar o seu. Informações e inscrições para voluntários serão feitas pelo e-mail [email protected].

 

Segue abaixo lista de atividades disponíveis, nas quais é imprescindível a participação de voluntários.

 

Taberna Drunken Boar
– Atividades: Falas interativas e espontâneas sobre a alimentação na Idade Média com a fila da Arquearia (o espaço da taberna ficará ao lado do estande de arquearia). Venda de hidromel no copo, venda de pequenas porções de alimentos e sorteio de kits para quem obter pontuações especificas no estande de arquearia.
Precisa de voluntários: Para auxiliar no atendimento, organização e nas falas.

Espaço do paganismo celta
Atividades: Leitura de horoscopo celta, Ogham (jogo de adivinhação celta), venda de poções mágicas em forma de chá, leitura de cartas (elemento fantasioso).
Precisa de voluntários: Para serem figurantes de druidas.

Espaço de Arquearia:
Atividades: Tiro ao alvo com arco e flecha. Haverão 3 estandes simultâneos.
Precisa de voluntários: Para auxiliar na instrução ao público e na coleta das flechas.

Espaço do Swordplay e HMB
Atividades: Batalhas e torneio de swordplay como na feira passada. No domingo irá ocorrer uma batalha campal. A Ordem do Grifo de Fogo também irá realizar combates de HMB e HEMA na arena, assim como no evento anterior.
Precisa de voluntários: Para serem juízes durante as batalhas.

Banda Medieval Chamagrimpa
Atividades: Irão tocar músicas medievais temáticas com letras relacionadas aos espaços criados pelos voluntários.
Precisa de voluntários: Que curtam musica em estilo medieval, que saibam tocar ou cantar razoavelmente e que tenham disponibilidade para ensaiar em Carambeí.

Espaço do Clã Viking WALPURGISNACHT
Atividades: Recriacionismo do cotidiano nórdico na Frísia durante o século IX. No cenário haverão 3 barracas vikings, sendo uma delas 1 barraca nobre. Além do cenário, ocorrerão os jogos Jomswikinger, batalha germânica e o jogo sueco kubbs e os voluntários também irão cuidar de um espaço fotográfico onde os visitantes poderão vestir roupas temáticas e tirar fotos.
Precisa de voluntários: Para cuidar do espaço fotográfico, se responsabilizar por ensinar os jogos para o público visitante e atuar como figurante na vila viking.

Espaço do Clero e da Nobreza Francesa do séc. XIII; ECLESIA MILITANTS
Atividades: Recriacionismo do cotidiano do clero, da nobreza e da cavalaria cristã do séc. XIII, com cenários para fotografia e museu interativo.
Precisa de voluntários: Para serem figurantes no cenário.

Espaço das tranças vikings
Atividades: Oficinas de tranças nórdicas e maquiagens medievais literárias.
Precisa de voluntários: Para revezar na equipe das tranças e para auxiliar a maquiadora.