Correio dos Campos

UEPG abre inscrições para o Vestibular Ead 2017

30 de agosto de 2017 às 18:47

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular EaD 2017 para cursos a distância. Os interessados poderão se inscrever de 4 a 28 de setembro, no endereço www.cps.uepg.br/ead. O pagamento da taxa de inscrição (R$ 141,00) poderá ser efetuado até 29 de setembro, nas agências bancárias ou locais integrados ao sistema de cobrança por compensação bancária. As provas serão realizadas em 22 de outubro, em Apucarana; Arapongas; Campo Largo; Cerro Azul; Guarapuava; Ibaiti; Ipiranga; Jaguariaíva; Laranjeiras do Sul; Lapa; Paranaguá; Ponta Grossa; Pontal do Paraná; Prudentópolis; Sarandi; São Mateus do Sul e Umuarama.

Para este concurso, a UEPG oferta 950 vagas, sendo 50% para professores em exercício na educação básica na rede pública de ensino e 50% para comunidade em geral (vagas universais). As vagas estão distribuídas em 17 polos de EaD da UEPG, para os cursos de licenciatura em Computação, Letras – Português/Espanhol, Pedagogia e Matemática. O candidato aprovado na vaga para professor da rede pública deverá comprovar vínculo empregatício no ato da matrícula mediante a apresentação de cópia do comprovante de pagamento ou declaração emitida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) ou Secretaria Municipal da Educação.

INSCRIÇÕES – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema disponibilizado pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), no endereço www.cps.uepg.br/ead, e realizar o download do Manual do Candidato. Em seguida, deverá efetuar a inscrição informando seus dados pessoais, opção de curso, polo, local de prova, língua estrangeira, além de responder o questionário socioeducacional. Na sequência, deverá imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 141. A UEPG possibilita a utilização do nome social para identificação do candidato maior de 18 anos, mediante requerimento por escrito, que deverá ser protocolizado no Protocolo Geral da instituição, no Campus Uvaranas, em Ponta Grossa, até o último dia das inscrições (28/9).

A exemplo dos demais concursos e processos de seleção da UEPG, os candidatos não precisarão apresentar a ficha de inscrição para o acesso aos locais de provas. Para isso, bastará a apresentação de documento oficial original de identificação com foto. A identificação será feita pelos fiscais de sala mediante a coleta de impressões digitais. A partir do dia 16 de outubro, a CPS divulgará no endereço www.cps.uepg.br/ead o edital informando os locais (cidade e endereço) onde os candidatos serão distribuídos em turmas, de conformidade com o número de inscrição

PROVAS – Com a avaliação de conhecimentos ministrados no ensino médio ou equivalente, as provas terão duas etapas: Conhecimentos Gerais e Redação, com 3h30min de duração cada. Na Redação, serão explorados os gêneros textuais: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia e resumo. Já as questões de Literatura e Língua Portuguesa vão explorar as obras Amar, Verbo Intransitivo (Mário De Andrade); A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água (Jorge Amado); Livro Sobre Nada (Manoel De Barros); O Filho Eterno (Cristóvão Tezza); e O Ovo Apunhalado (Caio Fernando Abreu).

A distribuição das vagas por curso e polos, e demais informações estão disponíveis em www.cps.uepg.br/ead.