Correio dos Campos

Sloboda e Blum integraram comitiva que visitou Associação do Oeste do Paraná

21 de abril de 2017 às 18:18

Os presidentes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Osmar Blum, prefeitos de Jaguariaíva e de Carambeí, respectivamente visitaram nesta semana entidades do Estado do Paraná de referência no desenvolvimento regional.

Em Cascavel, os gestores visitaram a Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop) além dos Consórcios de Saúde (Cisop) e do Samu (ConSamu) daquela região. O objetivo da visita foi o de conhecer a entidade oestina que congrega 52 municípios associados e é considerada modelo em gestão e eficiência.

Os prefeitos foram recebidos pelos presidentes da Amop, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, prefeito de Matelândia, e do Cisop, Leonir dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida. “Além de conhecer a estrutura das entidades fomos verificar como eles agem em relação as questões legais a serem adotadas pelas Associações, questões que estão sendo cobradas pelo Ministério Público, como portal da transparência e também melhorarias  na questão de atendimento”, apontou o presidente da AMCG.

Com departamentos estruturados, um dos que chamaram a atenção do presidente da AMCG foi o educacional.  Já que todos os municípios da região de Cascavel seguem um mesmo modelo, com os professores capacitados.

Além da Amop, os prefeitos da AMCG foram buscar a experiência junto ao ConSamu, já que a região está debatendo a implantação do Samu Regional, um dos requisitos para o funcionamento do Grupamento de Resgate Aéreo (Graer). O ConSamu é composto de 43 municípios, contando com 18 bases de unidade básica, e 5 unidades de suporte avançado.