Correio dos Campos

Capal amplia participação na 16ª Ficafé

17 de outubro de 2023 às 13:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) começa nesta terça e segue até quinta-feira (dias 17 a 19), em Jacarezinho/PR. O evento chega à sua 16ª edição e ressalta a inovação na cafeicultura praticada no Norte Pioneiro do Paraná, sendo uma vitrine dos cafés especiais da região para o Brasil e exterior.

A Capal Cooperativa Agroindustrial é a principal apoiadora do evento, cuja extensa programação conta com 50 oficinas, 81 palestras, 6 painéis de conversa, leilão, Concurso de Qualidade de Café e cerca de 85 expositores presentes no local. Todas as atividades são gratuitas. Além do café, a feira também cede espaço para outras cadeias produtivas, como agricultura, fruticultura e horticultura. A organização da Ficafé estima a presença de 4 mil visitantes, entre produtores, colaboradores, técnicos, pesquisadores, estudantes de centros agrários e amantes da bebida.

De acordo com o engenheiro agrônomo Adhemar Augusto Martins, membro da coordenação da Ficafé, 90% dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná são classificados como pequenos produtores, e o foco do evento é agregar valor às pequenas propriedades estimulando o cultivo sustentável e a comercialização de produtos de qualidade.

“A Ficafé é uma feira de inovação, difusão de tecnologia e voltada para a comercialização do café. As atrações da programação contemplam todas essas etapas, com o objetivo do desenvolvimento territorial e incentivo aos produtores locais de oferecer produtos diferenciados com selos ou certificação que asseguram a sua qualidade”, explica Adhemar.

Além de apoiadora, a Capal também marca presença na programação da Ficafé neste ano. Cada segmento de trabalho realizado pela cooperativa vai receber uma janela de interação com o público, distribuídas em mini palestras ministradas pelo time técnico da Capal. Alguns dos temas abordados são os pilares do trabalho, o modelo de negócio, como o trabalho desempenhado no campo impacta na xícara, além de rodas de conversa sobre o mercado para rentabilizar o produtor local. Uma das atrações é a palestra “Sustentabilidade Gerando Valor para o Café”, com a palestrante convidada Cláudia Leite, que vai trazer exemplos aplicados de ESG no agronegócio do Brasil e do exterior para que os produtores avancem na agenda da sustentabilidade.

Newton Openheimer Beraldo é coordenador da Unidade do Café da Capal, em Pinhalão/PR, e afirma que a presença da cooperativa na Ficafé contribui para informar os visitantes a respeito do processo de trabalho da Capal no manejo do café, desde o campo até o auxílio aos produtores cooperados na comercialização dos grãos.

“O projeto do café dentro da Capal começou em 2004 e, desde então, temos colhido excelentes frutos. A cooperativa tem um peso muito importante nessa cadeia produtiva, porque antes, enquanto muitos olharam pro café com um viés de decadência, a Capal foi vanguardista e enxergou a cafeicultura como uma oportunidade, e hoje estamos indo para 19 anos com esse modelo de trabalho exemplar, cujo foco central é o desenvolvimento produtivo sustentável”, declara.

Newton é enfático no objetivo de reafirmar o estado do Paraná, sobretudo a região do Norte Pioneiro, como um grande player de produção cafeeira de qualidade no Brasil. “Para isso, temos executado um trabalho pautado em três pilares: produtividade, depois sustentabilidade econômica, ambiental e social da região que está sendo impactada e, por fim, qualidade e agregação de valor ao produto”, enumera.

O Diretor Comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, comenta que a parceria de anos com a Ficafé surgiu justamente por conta da responsabilidade da cooperativa com a cultura do café na região, que vem crescendo a cada ano em sua área de atuação.

“A Ficafé é um evento singular quando se trata do café no Paraná. No estado, o Norte Pioneiro é considerada a região produtora mais forte e remanescente, e a Capal está fazendo um trabalho consistente de resgatar essa reputação, estimulando os produtores a investirem em tecnologia na cafeicultura, porque o Paraná é um estado que tem aptidão para o café. Esse é o mesmo objetivo dos organizadores do Ficafé, e a partir disso, conseguimos enxergar muitas oportunidades de mercado”, comenta Eliel.