Correio dos Campos

HLBC comemora 60 anos de história

Hospital é referência no atendimento de emergência
25 de maio de 2020 às 17:29
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – No último domingo (24), o Hospital Luiza Borba Carneiro (HLBC) comemorou 60 anos de história. Inaugurado em 24 de maio de 1960, o HLBC chega a seis décadas com importantes conquistas, incalculáveis vidas salvas e consolidado como referência no atendimento de emergência no município, com mais de cinco mil atendimentos mensais.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, exalta o HLBC e todos os profissionais que atuaram e atuam fazendo parte da vida do Hospital. “O HLBC é o grande porto seguro da população tibagiana desde os anos 60. Teve vários contextos de atendimento e hoje ele é a nossa referência no atendimento de emergências e alguns tipos de internamento. O município hoje trabalha contribuindo com seu custeio, fornecendo profissionais, insumos. Trabalhamos em conjunto com o Governo do Estado para manter o funcionamento do HLBC que tanto já fez pela população tibagiana”, afirma.

Atualmente o HLBC possuí 30 leitos, sendo 15 ativos e conta com com 103 colaboradores, divididos entre servidores do Governo do Estado, da Prefeitura de Tibagi e terceirizados.

No último ano, o HLBC conquistou uma emenda de R$ 171 mil, que proporcionará uma nova sala de emergência. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) entregou uma nova ambulância, que soma a frota que já possuía outras duas e a UTI Móvel da Prefeitura de Tibagi. Foram instaladas 13 câmeras de monitoramento, priorizando a segurança do espaço. As enfermarias estão em processo de reestruturação, passando por modernização e pinturas.

O HLBC também recebeu a autorização para construção de um novo prédio da caldeira e reforma de todo o sistema. Ao longo do ano, também serão instalados ar condicionados e televisões em algumas enfermarias.

O projeto “Quem cuida merece cuidado”, voltado aos servidores da saúde, trabalha com a saúde mental destes funcionários.

O diretor geral do HLBC, Paolo Pavesi, destaca que o hospital faz parte de sua história e aponta os planos para o futuro. “Acredito que possamos transformar o HLBC em referência como hospital de cuidados continuados, visto que tem poucos hospitais assim no Estado e o HLBC tem estrutura para realizar isso. Claro, isso é algo que depende de vários fatores, mas nossa administração vai tentar realizar”, diz.