Correio dos Campos

Comitiva de Sudoeste visita o Recicla Tibagi

Representantes de Verê e São João vieram ao município e conheceram o funcionamento do programa
6 de março de 2020 às 17:46
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O Programa Recicla Tibagi recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (6). Integrantes representantes dos municípios de Verê e São João, no sudoeste do estado, vieram até o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi (CTCTI) e puderam conferir de perto todo o processo de tratamento dos resíduos sólidos, desde a separação, até a compostagem e a produção da estufa de flores. Antes de irem até o CTCTI, eles estiveram no Palácio do Diamante, onde foram recebidos pela vice-prefeita Helynez Santos Ribas e pela gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Leri Ribeiro.

A gerente Leri ressaltou a importância de visitas de representantes de outros municípios para que o Programa Recicla Tibagi seja cada vez mais conhecido. “Ficamos contentes por Tibagi ter chegado tão longe. Muitos municípios da região, de outras partes do Paraná e até de outros estados vieram conhecer a nossa experiência. Apesar das dificuldades e do que sabemos que ainda precisamos melhorar, é gratificante perceber que somos exemplo, que somos referência e que nosso modelo vem dando certo. Queremos deixar um legado de respeito ao meio ambiente”, apontou Leri.

O vice-prefeito de Verê, Luiz Miolla, comentou que a visita partiu através de conversas com pessoas da Soma Energia, que trabalha na instalação de pequena central hidrelétrica (PCH), no município. “A gente veio para conhecer esse projeto, o Recicla Tibagi, que para nós acaba sendo uma referência. Nosso município está ainda engatinhando nesse sentido de aproveitar os materiais recicláveis. Estamos procurando aos poucos aprender com os outros municípios que já estão um passo na nossa frente, para que a gente possa também, no futurao, aproveitar melhor esse material que hoje não é mais material de descarte, não é lixo. Viemos para conhecer esse projeto e quem sabe copiar esse modelo, o que tiver de bom daqui para o nosso município de Verê”, disse

O integrante da Associação Planeta Bio Reciclagens de São João, Claudinei de Oliveira, explicou que a equipe conta com 12 associados e apontou as diferenças observadas aqui. “A estrutura do nosso barracão. Lá, se você colocar dois bags cheios, só cabem aqueles dois, não tem espaço. Aqui já tem espaço, é tudo amplo. Nosso barracão é metade desse aqui”, comentou.

A visitação é aberta para todos, no entanto só pode ser feita em grupo. Interessados podem organizar grupos e agendar uma data com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (42) 3916-2151.