Correio dos Campos

Prefeitura inicia instalação de novo sistema de monitoramento na cidade

Câmeras antigas estão sendo substituídas por novas, mais modernas, e que estarão em funcionamento já no Carnaval
13 de fevereiro de 2020 às 17:44
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Tibagi – A Prefeitura, através do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), começou, nesta semana, a substituição das antigas câmeras de monitoramento por equipamentos mais modernos. Novas câmeras estão sendo instaladas nas entradas da cidade e em mais cinco pontos da sede do município. Esta primeira parte contribuirá para a segurança municipal já no Carnaval. A ação faz parte do projeto de monitoramento, que será concluído após as festividades de momo.

Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município. O prefeito Rildo Leonardi garante que o investimento beneficiará a população. “Foram escolhidos pontos estratégicos para a instalação destas câmeras de boa qualidade. Contamos com o importante apoio da Câmara Municipal e estamos colhendo mais esse resultado positivo”, disse.

As três principais entradas do município estão recebendo câmeras com sistema LPR, capaz de identificar placas de veículos roubados. De acordo com o fabricante a chance de identificação com a precisão correta de placas com veículos a uma velocidade de até 70km/h e de até 96%.

Com o modelo speed dome, serão substituídas cinco, antes do Carnaval. Uma na Praça 18 de Março, uma na esquina da Rua Herbet Mercer com a Rua Frei Gaudêncio, uma na esquina da Rua Frei Gaudêncio com a Avenida Manoel das Dores, uma na esquina da Rua Herbert Mercer com a Rua Machadinho e uma próxima a Rodoviária Municipal. A expectativa é que, se houver tempo, é que mais uma seja instalada na esquina rua Irineu Gobbo com a Avenida Manoel das Dores.

Durante as festividades de carnaval a Prefeitura irá ceder uma sala especial para a Polícia Militar realizar o monitoramento das imagens captadas.

O gerente de TI da Prefeitura, Márcio Lara, relatou que os equipamentos antigos estavam defasados. “As câmeras da Prefeitura não estavam funcionando adequadamente. Por serem antigas, travavam muito. Agora estamos instalando e implantando um novo sistema, com um software de qualidade internacional”, explicou.

Projeto de Monitoramento

Após o Carnaval serão instaladas câmeras em mais oito pontos da sede e também nos distritos de Alto do Amparo e Caetano Mendes e na localidade de São Bento.

O investimento com recurso próprio para aquisição das câmeras foi de R$ 324.361,54. Com o financiamento com o Banco do Brasil foram pagos a instalação, a mão de obra e o novo software.