Correio dos Campos

ACS’s passam por curso sobre saneamento com a Sanepar

Após formação equipe fará visitas técnicas nas residências listadas pela Sanepar
12 de novembro de 2019 às 17:16
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta terça-feira (11), a Sanepar capacitou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) para irem a campo repassarem orientações técnicas sobre esgoto a céu aberto e ligações irregulares de saneamento nas galerias pluviais, para moradores de cerca de 1400 residências na região central e no bairro Santa Paula. A ação faz parte da parceria entre a Prefeitura de Tibagi e a companhia para a conscientização acerca do tema.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, explicou que após a formação esses agentes já iniciarão as abordagens nas residências. “É um trabalho de preparação para as abordagens domiciliares de orientação técnica. Depois desse treinamento elas vão passar em cada um dos imóveis que são integrantes dessa área de intervenção e vão orientar como que o morador deve proceder para adequar o imóvel a ficar interligado corretamente na rede coletora”, disse.

“A gente tem um prazo, a partir de 30 dias para voltar fazendo a vistoria casa a casa, e aí a Sanepar fará esses trabalhos de averiguação, se está tudo correto, se não está lançando água de chuva na rede coletora e, também, se não está lançando esgoto na rede pluvial”, completou Crislaine.

A expectativa é que já na próxima semana as ACS vão a campo para iniciar o trabalho.

A parceria entre o executivo e a Sanepar também fará uma formação de encanadores e pedreiros, para capacitar profissionais que melhor atendam a demanda daqueles moradores que precisem fazer adequações em seus imóveis.