Correio dos Campos

Farmácia Municipal realiza mais de 170 atendimentos por dia

Além da distribuição de remédios, o local é um ponto de descarte de medicamentos vencidos e de materiais usados para aplicação de insulina
23 de outubro de 2019 às 17:22
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Farmácia Municipal é um ponto de referência no atendimento à Saúde tibagiana. O local que distribuí medicamentos e insumos hospitalares gratuitamente para a população atende cerca de 170 pacientes por dia, que se beneficiam com o serviço.

O Secretário Municipal de Saúde, Wilson Silva, destaca o constante crescimento da Farmácia Municipal, que hoje está em uma sala mais ampla, de 360 m². “A secretaria está sempre trabalhando e buscando a estruturação da Farmácia e do atendimento à população. Com o aumento da oferta e demanda de medicamentos, buscamos sempre entregar um atendimento mais humanizado e com maior conforto aos munícipes”, diz

A cada trimestre, são adquiridos medicamentos através do Consórcio Paraná Saúde. No segundo quadrimestre o montante investido na aquisição foi de mais de R$ 338 mil. Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compra, através de licitação, medicamentos e materiais médico hospitalares que não estão contemplados no consórcio.

Silva justifica que às vezes alguns medicamentos podem faltar devido a problemas de logística das transportadoras. “Eventualmente, um ou outro remédio fica indisponível, mas não é pela falta de aquisição do município e sim por algum empecilho no processo de entrega”, garante o secretário.

A farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Aline Lima Melo, pede para que os pacientes procurem o local sempre com a receita dentro de sua validade. “É muito importante que a receita não esteja vencida, pois só assim podemos entregar o medicamento”, explica.

As receitas de medicamento de uso contínuo e de materiais médico hospitalares valem por seis meses, a de medicamento controlado valem por 30 dias e as de anticoncepcional por um ano.

Para a dispensação de materiais hospitalares, como materiais para curativo, é necessário a prescrição de um profissional médico ou enfermeiro, onde estará discriminado o tipo de material e quantidade, para que a farmácia possa ter o controle e gerenciamento do estoque.

Os aparelhos glicosímetros disponíveis são entregues apenas para usuários de insulina.

Outro ponto importante é que a Farmácia Municipal é um ponto de descarte de medicamentos vencidos e de seringas e agulhas. A orientação da farmacêutica responsável é para que as agulhas e seringas sejam entregues armazenadas em uma garrafa pet e sejam entregues diretamente para os atendentes do local.

A Farmácia Municipal atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h, na Avenida Manoel das Dores, n°1460.