Correio dos Campos

Profissionais da SMS participam de capacitação sobre sífilis

Técnicos da 21ª Regional de Saúde ministraram a capacitação
21 de outubro de 2019 às 17:59
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tbagi – Em alusão ao dia nacional de enfrentamento da sífilis, terceiro sábado de outubro, na última semana, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma capacitação referente à doença que apresenta números preocupantes em todo o Brasil. No país, a cada 100 mil pessoas, 88 são portadores da doença.

O encontro foi ministrado pela técnica da 21° Regional de Saúde, Irene Fumie Kobayashi Zanetti, que relatou os fatores complicadores da doença. “A sífilis tem os complicadores, as pessoas acreditam que é uma doença que não existe mais, muito antiga, e tem muito tabu em relação ao diagnóstico, ao preconceito, ao tratamento. O tratamento eficaz é feito com penicilina e eles acham muito dolorido. Porém a sífilis é uma doença que pode passar de mãe para filho, este é o principal complicador. Para o adulto ela leva sequelas graves, neurológicas, oftalmológicas, cardiovasculares, principalmente neurológicas, deformidades também. E quando a mulher engravida, ela tem a sífilis, se ela não tratar, a sífilis vai passar pela placenta, transplacentária, para o bebê e quem sofre é a criança”, explicou.

Quando a doença passa de mãe para filho, a criança corre risco de nascer com alterações neurológicas, ter déficit de crescimento, deformações ósseas, pneumonias e otites.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e seu principal fator de transmissão é o sexual. Ela também é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, sexualidades e classes sociais.

Durante toda esta semana, a Estratégia Saúde da Família (ESF) estará aberta em horário estendido, das 17h às 20h, realizando teste rápido para o diagnóstico da sífilis e outras ISTs e também a coleta de preventivo.