Correio dos Campos

Biblioteca Municipal comemora 54 anos

Para celebrar a data foi organizada uma programação especial
10 de outubro de 2019 às 17:32
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – No domingo (13), a Biblioteca Municipal Historiador Luiz Leopoldo Mercer comemora 54 anos de anos de existência. Celebrando a data, a coordenação do espaço, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), promove uma programação que conta com a premiação para leitores destaque deste ano e o cantinho da leitura, que também esteve em toda a programação da Semana da Criança.

Ao longo da semana, o cantinho da leitura foram um dos pontos altos da atração.

Na segunda-feira (14), o hall de entrada da Biblioteca será o local para a premiação dos leitores destaque de 2019. Neste ano, quatro pessoas foram escolhidas nas duas categorias, juvenil e adulto.

A Biblioteca foi criada pela lei n° 440, de 13 de outubro de 1965, sancionada pelo então prefeito, Homero Taveli Campos, que doou ao município o valor correspondente a quatro anos de seu salário para compra e aquisição do acervo. Ele ainda doou mais de 100 títulos de sua coleção pessoal. Entre o final de 1967 e início de 1968, foi realizada uma campanha municipal para angariar fundos para ampliação do acervo, o que gerou doações vindas de várias localidades.

No início, a Biblioteca teve como sede provisória um espaço anexo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura, mas em 1981, também na gestão de Homero Talevi Campos, foi transferida para o prédio onde fica atualmente. No edifício, construído em 1913, já funcionou a Escola Telêmaco Borba, o Departamento de Cultura e a Câmara Municipal.

Atualmente o espaço conta com mais de quinze mil títulos no acervo, que estão disponíveis para empréstimo, três mil leitores cadastrados e ainda desenvolve projeto de incentivo à leitura, as Casas da Leitura. Para emprestar, basta ir até a Biblioteca e criar sua carteirinha de empréstimo.