Correio dos Campos

Tibagi brilha no Campeonato Brasileiro de Canoagem, em Foz do Iguaçu

Equipe tibagiana volta para casa com 11 medalhas na bagagem e terceiro lugar geral da Copa Brasil
7 de outubro de 2019 às 17:13
André de Paula, Renan Soares, Anderson Moura e o Secretário Municipal de Esportes e Recreação Orietada, Edilson Barbosa. (Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, maior evento da categoria no país, que aconteceu durante os jogos de Aventura e Natureza, em Foz do Iguaçu, entre os dias 4 e 6, terminou neste domingo com a participação de Tibagi em destaque nas provas. Treze atletas da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) representaram o município na competição e retornaram com 11 medalhas na bagagem.

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomazini, elogiou o trabalho e os resultados conquistados pelos atletas tibagianos. “Tibagi sempre presente, sempre com valores e agora com a grande perspectiva, de assim que nós liberarmos a parte ambiental, que eu acho que é uma questão de tempo, ter uma pista semiartificial na própria casa. Isso trará um grande resultado, tanto turístico, quanto esportivo. Vai haver um crescimento dos atletas locais. Tendo uma pista em casa, permanente, o crescimento é constante”, disse.

Ele ainda destacou que com o lago da UHE Tibagi Montante uma nova modalidade pode surgir em Tibagi. “Vocês são a realidade, o crescimento é constante, vocês vão poder crescer mais e os resultados acontecem. Parabéns a Tibagi, a Prefeitura, a Atica. O trabalho que vocês estão fazendo precisam pequenos ajustes e a pista em condições pode evoluir mais ainda. E com o lago, na parte superior da represa, com a canoagem de velocidade que é o próximo passo da cidade de Tibagi”, afirmou.

No Campeonato Brasileiro, André De Paula, Renan Soares e Anderson Moura conquistaram o bronze na prova de Canoagem Slalom Cross por Equipe. André também garantiu o bronze na prova de Canoagem Slalom Cross Individual. O atleta e professor da Atica ficou entre os três melhores do pais, atrás de Pepe Gonçalves, líder do ranking mundial da categoria, que ficou com a medalha de prata e de Fabão Schena, que garantiu o ouro.

Na etapa da Copa Brasil, segunda divisão, que aconteceu na sexta (4), a Atica ficou no terceiro lugar geral, do total de sete equipes. Ravanna Liedmann Ribeiro e Bruno Gustavo de Castro garantiram o primeiro lugar da C2 Misto. Bruno também garantiu o segundo lugar da C1 Masculino Júnior. Luiz Kauã Costa de Paula foi campeão do C2 Infantil e terceiro no Caiaque Infantil. Anthony Luiz Pereira da Silva voltou pra casa com campeonato da categoria C2 Mista Infantil e o segundo lugar na C1 Infantil.

Jogos da Aventura e Natureza

Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado do Paraná, em parceria com as federações esportivas, e com o patrocínio da Itaipu Binacional.

Iniciados em agosto, seguirão até dezembro deste ano, em 26 cidades do Paraná, e reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.