Correio dos Campos

Sanepar começa capacitação para formação de agentes multiplicadores em saneamento

Professoras e ACS participaram do encontro, que formará profissionais que possam identificar ligações irregulares e esgoto a céu aberto
19 de setembro de 2019 às 17:50
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta terça-feira (17), a Sanepar iniciou a capacitação para formação de agentes multiplicadores em saneamento. Agentes comunitários de saúde (ACS’s), professoras e coordenadores das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura e Meio Ambiente participaram da ação que faz parte da parceria entre a Prefeitura de Tibagi e a companhia para a conscientização sobre esgoto a céu aberto e ligações irregulares de saneamento nas galerias pluviais.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, explica os temas abordados durante a capacitação. “Trouxemos a política nacional de saneamento, a política nacional de recursos hídricos, algumas informações sobre, os aspectos, as características do saneamento básico em Tibagi, especificamente. A gente fará a visita na unidade de captação, na estação de tratamento de água, de tratamento de esgoto”, disse.

Após as atividades teóricas e práticas, o grupo visitou as unidades de tratamento de água e de esgoto da Sanepar em Tibagi.

A parceria entre o executivo e a Sanepar também resultará em mais duas formações, uma para encanadores e a outra para os agentes que forem a campo na fiscalização das casas, verificando como está a situação de esgoto em cerca de 1400 residência da região central e do bairro Santa Paula.

A Sanepar também oferecerá para o município o material de divulgação que será distribuído em toda a rede municipal de ensino.