Correio dos Campos

Prefeitura e Sanepar firmam parceria de conscientização em relação a esgoto a céu aberto

A companhia de saneamento capacitará servidores públicos municipais para orientar a comunidade sobre a incidência de ligações sanitárias irregulares e mau cheiro na região central e no bairro Santa Paula
28 de agosto de 2019 às 18:09
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Após receber recorrentes reclamações do mau cheiro de esgoto em vias centrais e no bairro Santa Paula, a Prefeitura de Tibagi procurou a Sanepar para verificar o que seria a razão do odor. Em reunião, no Palácio do Diamante, nesta terça-feira (27), o executivo e a companhia da saneamento firmaram uma parceria para conscientizar os moradores em relação ao lançamento de esgoto em galerias pluviais.

O secretário municipal de Administração, Marcus Cioffi, detalhou como serão feitos os trabalhos nas residências. “Daremos orientações aos proprietários de residências para que não depositem dejetos de qualquer natureza nas galerias. A princípio, a Prefeitura visitará residências da sede, para que as pessoas sejam conscientizadas e fazerem uso do saneamento básico disponível para tal. Após as fases iniciais serão tomadas as medidas cabíveis”, diz.

De acordo com a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, o trabalho será extenso e minucioso. “A gente vai fazer vistorias, abordagens domiciliares para verificar como que está a interligação na rede coletora ou na galeria. Vai ser um trabalho bem extenso, não vai ser de uma hora para outra. Além das abordagens domiciliares a gente vai fazer eventos comunitários, cursos de formação. A ideia é melhorar as condições ambientais do município”, garante.

A Sanepar oferecerá capacitação para os servidores públicos que participarão das ações, já no mês de setembro.