Correio dos Campos

Cooperativismo revitaliza jardim da Escola Aroldo

Ação uniu toda a comunidade escolar e garantiu um jardim bonito e colaborativo
27 de agosto de 2019 às 17:29
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A união de toda a comunidade escolar resultou na revitalização do jardim da Escola Municipal Professor Aroldo nesta terça-feira (27). A ação faz parte do trabalho desenvolvido, pela instituição para o projeto Cooperjovem, da Frísia, pelas professoras Dircélia e Leila, que estimulou alunos e familiares a levarem flores para embelezar a entrada da escola. Ainda participaram da atividade a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Leri Ribeiro e alguns integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), que trouxeram o adubo produzido pela compostagem do programa Recicla Tibagi.

De acordo com a diretora da Escola Aroldo, Elizana Gomes, a atividade é fruto também da preocupação com a preservação do meio ambiente. “Atualmente vive-se num momento de grande preocupação com a destruição do meio ambiente, que acontece de forma acelerada. Diante dessa realidade a educação não pode ficar de fora, sem participar ativamente, descobrindo possíveis alternativas para a solução, em partes, desse problema. Como formação de cidadãos faz-se necessário uma intervenção qualitativa na questão de desenvolvimento sustentável. Essa preocupação nos leva a mudar a realidade da comunidade escolar”, falou.

Tatiana Terezinha da Silva, mãe do Dionatan, aluno do quarto ano, é engajada na preservação e separação correta dos resíduos e participou ativamente da ação. “Eu achei super interessante pelo fato de também os pais estarem envolvidos. Porque daí a gente pode participar junto com os filhos na escola e eu acho muito importante, porque se na casa a gente não ensinar também, como eles farão daqui para frente? Em casa eu reciclo com eles e sempre falo que o coletor nunca tem lixo para levar, porque o orgânico fica lá em casa, na horta e os outros todos separadinhos”, afirmou.

A aluna Ana Beatriz Alves Pedroso Filho, do terceiro ano, estava empolgada com a atividade e relata todo o apoio da família na ação. “Eu gostei muito. É bem legal plantar, até com as mãos sujas. É bom. A gente tem que cavar, plantar, enterrar as plantinhas, tirar elas do copo com calma. Também dá para tirar foto delas antes de voltar para a escola. Eu estava muito ansiosa, até minha tia ficou feliz. Meu pai ficou orgulhoso, minha família ficou saltando lá em casa eles não paravam quietos de eu ter contado do projeto. Eles colocaram um desenho de como se planta, me ajudaram muito. Minha tia plantou uma hortinha e eu ajudei também. Eu não sabia, mas ela me ensinou”, contou.

Os associados da Acamarti que participaram da ação aprovaram. Foi o caso do seu Castorino de Jesus Bueno, responsável pela estufa de flores do programa Recicla Tibagi. “Eu achei bonito, as crianças são o futuro do Brasil. Que Deus abençoe eles e todos nós”, disse.

Joana Darc Rodrigues, também da Acamarti, acrescenta que a presença deles ajuda a divulgar o trabalho realizados pelo Recicla. “Eu achei bom. Eles veem o serviço que a gente faz, a mãe também e vê e da mais valor ao nosso serviço. Gostei muito de ajudar eles e com a Leri, que mostra o nosso serviço para o povo e nunca nos abandonou”, finalizou.