Correio dos Campos

Saúde comemora “Agosto Dourado”, mês de incentivo à amamentação

NASF contarão com momento especial, que passará dicas da importância do aleitamento materno
9 de agosto de 2019 às 17:21
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está preparando uma programação especial em comemoração ao agosto dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Ao longo do mês, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão todas as Estratégia Saúde da Família (ESFs), junto com enfermeiras, para acolher mães que amamentam e as que tem dificuldade no processo para uma interação com a equipe e para receberem orientações e dicas técnicas.

O primeiro encontro aconteceu na reunião do grupo de mães, promovido pela equipe da ESF 18 de março, e foi um momento para troca de informações e experiências.

Uma das idealizadoras do projeto, a nutricionista Grazielly Bobato Regailo, destaca os pontos positivos que a amamentação traz para a criança e também para a mãe. “Amamentar é muito mais do que o ato de nutrir. Envolve afeto e envolvimento emocional entre mãe, bebê e família. Além disso, repercute no estado nutricional da criança, nas suas habilidades de se defender de infecções, diminuiu o risco de alergias, garante a qualidade higiênica e por conta disso, diminui a ocorrência de diarreias, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, tem efeito positivo na inteligência e no processo cognitivo do lactente”, diz.

Confira o cronograma:

12/08 – Clínica da Mulher e da Criança, a partir das 9h30;

13/08 – ESF Amparo, a partir das 13h30;

19/08 – ESF São José e ESF São Bento, a partir das 13h30;

26/08 – ESF Caetano Mendes;

29/08 – ESF 18 de Março, a partir das 14h