Correio dos Campos

Carreta do Sesi realiza exames até amanhã em Tibagi

Mais de 300 pessoas já fizeram exames na Carreta. Maior procura é por mamografia
27 de junho de 2019 às 19:42
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Carreta Cuide-se Mais, do Sesi, ficará em Tibagi até esta sexta-feira (28) realizando exames de prevenção ao câncer de colo de útero, pele, mama e próstata. Nos três primeiros dias de atendimento, mais de 300 pessoas já passaram pela Praça Edmundo Mercer para realizar os exames. A procura maior tem sido por mamografia, que tem as senhas esgotadas rapidamente. Já o exame de sangue preventivo ao câncer de próstata foi o menos procurado até esta quinta-feira (27).

A agente comunitária de Saúde (ACS), Cleonice dos Santos, está acompanhando os trabalhos da carreta e distribuindo as senhas para a população. Ela recomenda que mulheres que desejam fazer mamografia cheguem bem cedo para conseguir a senha. “Teria que chegar antes das 8h para pegar senha, porque são só vinte senhas que são distribuídas e não são reservadas senhas de manhã para tarde, é entregue na hora”, explica.

Como funcionam os exames

Interessados em fazer os exames tem até sexta-feira para aproveitarem a carreta, mas devem respeitar algumas exigências. Para o exame de mamografia as mulheres interessadas devem ter a partir de 40 anos. Já o de colo de útero – Papanicolau – é destinado a mulheres que já tenham iniciado a sua vida sexual. A avaliação de pele é para quem tem alguma mancha/evidência preocupante.
Homens que tenham a partir de 40 anos também podem se prevenir, realizando o exame de próstata, que será feito através da coleta de sangue. As senhas começam a ser entregues às 8h e o atendimento às 9h.