Correio dos Campos

Comunidade aproveita primeiro dia de serviços da carreta Cuide-se Mais

Unidade móvel ficará até sexta-feira (28) realizando exames de prevenção ao câncer de mana, colo de útero, pele e próstata
25 de junho de 2019 às 19:59
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Carreta Cuide-se Mais, do Sesi, está de volta a Tibagi e a comunidade está aproveitando para fazer gratuitamente exames de prevenção ao câncer de colo de útero, pele, mama e próstata. A estrutura ficou disponível para a população desde as 9h da manhã desta terça-feira (25) e ficará na Praça Edmundo Mercer até a sexta-feira (28). Durante os dias de permanência no local serão distribuídas senhas, a partir das 8h. O atendimento é exclusivo para cidadãos de Tibagi e é necessário levar RG e CPF para fazer o cadastro.

A dona Dilenir Freitas foi uma das pessoas que aproveitou a tarde para fazer mamografia pela primeira vez. Ela ressalta que a comodidade ofertada pelo serviço é um diferencial. “É muito bom, porque daí a gente não precisa ‘tá’ se deslocando para outra cidade, a mamografia tem que ‘tá’ indo, perde o dia inteiro, aqui é melhor”, disse.

Olivio Cesar de Souza também aguardava na fila para fazer o exame da próstata. “É bom. Eu sempre fazia [o exame], aí minha mulher falou para mim vir. É melhor do que pagar”, disse.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também aplicou vacinas contra o vírus da febre amarela.

Como funciona

Interessados em fazer os exames devem ter características pré-definidas. Para o exame de mamografia as mulheres interessadas devem ter a partir de 40 anos. Já o de colo de útero – Papanicolau – é destinado a mulheres que já tenham iniciado a sua vida sexual. A avaliação de pele é para quem tem alguma mancha/evidência preocupante.

Homens que tenham a partir de 40 anos também podem se prevenir, realizando o exame de próstata, que será feito através da coleta de sangue.