Correio dos Campos

1ª reunião pública discute problema de pessoas em situação de rua em Tibagi

6 de junho de 2019 às 10:57

IMPRENSA/Tibagi – Na última terça-feira (4), a Prefeitura realizou uma reunião para estabelecer uma agenda de compromissos entre Poder Público Municipal e a comunidade em geral, visando à criação e execução de estratégias unificadas no enfrentamento aos casos de pessoas em situação de rua em Tibagi.Atualmente, cerca de 10 pessoas, a maioria homens, ocupam as Praças centrais do município diariamente, mas possuem residências e família.

A assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Lilian Lorena Scheraiber, ressalta que a reunião foi o primeiro passo para uma ação mais efetiva. “Foi uma tarde muito produtiva, um momento importante de levantar e esclarecer a problemática das pessoas que estão em situação de rua no município. Então a intenção é dar continuidade a essas reuniões para desenvolver ações conjuntas de enfrentamento, de soluções, porque é um tema muito amplo, complexo e a comunidade está convidada para participar e fazer sugestões”, disse. De acordo com a assistente social, a situação de rua é um processo comum de exclusão social, onde pessoas que encontram-se em vulnerabilidade social e emocional.

A rede de atendimento a essas pessoas é formada pelo CAPS, CREAS, Alcoólicos Anônimos (A.A), Narcóticos Anônimos (N.A), CRAS e a as unidades básicas de saúde.

O encontro contou a presença da vice-prefeita Helynez Santos Ribase profissionais da rede de atendimento a pessoas em situação de rua, alguns moradores e comerciantes do entorno das Praças centrais do município. No entanto, como houve pouca participação popular, ficou definido que será marcada mais uma reunião na tentativa de envolvimento maior da comunidade no enfrentamento dessa problemática.