Correio dos Campos

13° Conferência Municipal de Saúde acontece nessa sexta-feira (22)

Evento ocorre de 4 em 4 anos e é momento de dialogar sobre a saúde no município
21 de março de 2019 às 20:13
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a 13° Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (22), a partir das 8h, na Igreja Batista Betel. Neste ano, o evento tem como tema “Democracia e Saúde”.

De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Silva, a Conferência Municipal de Saúde é um momento importante de participação da população em relação à temas ligados à saúde municipal. “É um momento de interação entre a população, prestadores de serviço, profissionais e gestores, com o objetivo de dialogar sobre a saúde em nosso município, trazendo dúvidas, críticas, sugestões e novas ideias sobre as ações de saúde a serem realizadas em nosso município nos próximos anos”, disse.

Na ocasião serão discutidos assuntos como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento do SUS. Pela manhã ocorrerá conversa com os gestores, com os conselheiros municipais de saúde e palestra com o enfermeiro mestre em administração e especialista em gestão da qualidade, Giovanni Augusto Kalempa Panzzolo. No período da tarde acontecerá a formação de grupos para discutir os eixos que levantarão as propostas de ações para saúde. Após isso, as medidas serão votadas e submetidas à aprovação.

Outro ponto importante da Conferência será a composição do novo Conselho Municipal de Saúde, que fiscaliza e acompanha as decisões da saúde municipal.

A Conferência Municipal é uma preparação para a Conferência Estadual da Saúde que acontecerá em Curitiba, de 15 de maio à 15 de junho.