Correio dos Campos

Hora Cívica e entrega do Estádio Homero de Mello marcam início das comemorações de 147 anos de Tibagi

Programação especial de aniversário segue até o próximo domingo (24) com mais inaugurações e atividades recreativas para crianças nos distritos e sede
18 de março de 2019 às 11:55
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Autoridades, comunidade escolar e pessoas da comunidade se reuniriam na Praça Leopoldo Mercer, na manhã desta segunda-feira (18), para Hora Cívica em alusão aos 147 anos de emancipação política de Tibagi. A solenidade contou com a participação das escolas municipais, do Colégio Estadual Leopoldina Pedroso e do Coral Mensageiros, da Igreja Evangélica Reformada da Vila São José. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal fez uma programação especial que começou no domingo (17), com a entrega da Revitalização do Estádio Homero de Mello, e segue até o próximo dia 24.

O prefeito Rildo Leonardi prestigiou a Hora Cívica e deixou seu parabéns especial para o município. “Tibagi é uma terra que só podemos agradecer a Deus por vivermos aqui. Assistimos tantas tragédias acontecendo em outros lugares, mas em Tibagi não. Tibagi tem uma agricultura rica, um povo trabalhador. É uma cidade abençoada por Deus, de fato. Tibagi é um município que tem 147 anos e tem uma riqueza cultural que temos que preservar”, falou o prefeito.

Também marcaram presença na Hora Cívica a vice-prefeita, Helynez Isabel dos Santos Ribas, o presidente da Câmara, Ênio Antunes, os vereadores Cila Pavesi, Elizeu Cortez, João Paulo Ribas e Jorge Cardoso e o assessor da deputada federal Aline Sleutjes, Samir Chuery. Eles puderam acompanhar as apresentações realizadas pelos alunos da rede pública do município.

Alunos do CMEI Aquarela, das professoras Noeliza, Nilcéia e Marília, apresentaram uma poesia sobre Tibagi; A Escola Telêmaco Borba trouxe alunos do 3º ano, das professoras Elisandra e Joelma, com a apresentação de uma paródia da música “Jenifer” e também os alunos do pré II, da professora Valeria, que declamaram uma poesia; A Escola Professora Ida Viana de Oliveira realizou a leitura do poema “Minha Linda Tibagi”, com os alunos dos 5° anos, das professoras Alessandra, Cláudia e Lucilene; A Escola Aroldo também apresentou a declamação de um poema, feito pelos alunos do 3° ano da professora Leila; O momento cívico ainda contou com o Colégio Leopoldina, que trouxe sua fanfarra para o palco, apresentou uma música e um poema, além de acompanhar a Banda Escola José da Cruz Machado durante a execução dos Hinos Nacional e de Tibagi.A solenidade ainda teve a participação do Coral da Igreja Evangélica Reformada da Vila São José.

Entrega do Estádio Homero de Mello

O início da semana especial de aniversário de Tibagi aconteceu neste domingo (17) com a entrega da revitalização do Estádio Homero de Mello. O público lotou o estádio para conferir a inauguração do espaço, que agora é um Complexo Esportivo. A obra que teve início em 2010 é um investimento de mais de R$1 milhão, com cerca de R$200 mil de contrapartida do executivo municipal. O evento contou com a presença do deputado federal Aliel Machado, do deputado estadual Rodrigo Estacho e do assessor da deputada federal Aline Sleutjes, Samir Chuery.

Aliel Machado ressalta sua alegria de comemorar o aniversário de Tibagi. “É uma alegria voltar aqui ao município numa data comemorativa. Antes da comemoração nós já fizemos um evento de trabalho, me reuni com o prefeito. Já temos muitas conquistas já realizadas para o município e vamos concentrar o mandato para que tenhamos ainda mais. É uma alegria, porque quando a cidade faz aniversário é como se todo mundo fizesse aniversário ao mesmo tempo”, disse o deputado federal.

A inauguração do estádio ainda teve a segunda edição do 2° FUTRISO, partida de futebol liderada pelos ex-jogadores da seleção brasileira Viola e Velloso, com a participação do árbitro Margarida. Pela manhã também ocorreu um torneio de vôlei de areia.

Programação de Aniversário

A programação dos 147 anos de Tibagi segue na próxima quinta-feira (21) com atividades recreativas para as crianças na Escola Municipal São Bento, a partir das 8h e Hora Cívica, também na escola, a partir das 13h. Na sexta-feira (22) as atividades serão na Escola David Federmann, em Caetano Mendes, a partir das 8h e Hora Cívica às 13h.

No sábado (23), às 10h acontecerá a inauguração da Capela Mortuária, em Caetano Mendes, e às 13h, na Praça Edmundo Mercer, na sede, as crianças poderão aproveitar atividades recreativas. No domingo, às 9h, encerrando a programação, acontece a entrega oficial do Meu Campinho, na Praça 18 de Março.