Correio dos Campos

Carnaval atrai 50 mil pessoas para Tibagi

9 de março de 2019 às 16:08
Público curtindo carnaval na Tenda Principal. (Divulgação)

IMPRENSA/Tibagi – A maior e melhor festa de Momo dos Campos Gerais, que esse ano teve como tema “Tibayork, a Broadway é aqui”, reuniu cerca de 50 mil foliões durante os dias de folia. Mesmo com a ausência do Desfile de Ruao número de foliões se manteve em relação ao ano passado. Eles aproveitaram shows na Tenda Principal e na Tenda Amigos do Samba: Tiruíla e Sirinho, além das matinês infantil e para melhor idade, que teve o maior público dos últimos anos. O Desfile do Corso, no domingo (03), foi a grande atração da festa e levou para avenida oito blocos, com cerca de 500 pessoas no total. A premiação aconteceu na terça-feira (05), no último dia de festa. O grupo Askovada foi o grande campeão e levou também o troféu Destaque.

O prefeito RildoLeonardi considera que o resultado da festa é positivo. “Conseguimos fazer uma festa linda, com grande público, chegando superar carnavais anteriores em determinados dias. Ficamos muito satisfeitos que os turistas vieram para Tibagi e prestigiaram nossa tradição. Carnaval em Tibagi é sinônimo de alegria, precisamos manter isso vivo nas pessoas”, destacou o prefeito.

Praça de Alimentação

Uma das alterações mais significativas foi para os ambulantes locais do ramo alimentício que atuam ao redor das Praças Edmundo Mercer e Leopoldo Mercer. Ao contrário de anos anteriores os comerciantes tiveram uma praça exclusiva, com tendas, mesas e cadeiras, para atender o consumidor com mais segurança e conforto.

Para o gerente de Cultura e integrante da comissão organizadora do Carnaval, Sidnei Bielski, a Praça de Alimentação Municipal foi um dos pontos altos deste Carnaval e a tendência é melhorar ainda mais para 2020. “Eles tiveram uma oportunidade única. Nós da comissão detectamos as necessidades dos comerciantes e fizemos questão de ajudá-los a expor seus produtos para tibagianos e turistas. Para o ano que vem, queremos melhorar ainda mais a estrutura e garantir que eles tenham mais sucesso em suas vendas”, garantiu.

Para Ronaldo França, comerciante local, o Carnaval 2019 foi um ótimo ano. “Foi uma ótima mudança, bem melhor que no ano passado. Melhorou tudo para a gente, a tenda chamou atenção do público, tivemos mais segurança. Poderia ser assim o ano inteiro”, afirmou.

A outra Praça de Alimentação, que ficou ao redor da Praça do Carnaval foi vendida, pelo segundo ano seguido, por R$ 62 mil. O comprador, Antonio Bento, elogiou as mudanças realizadas neste Carnaval. “Houve uma redução mínima, um pouco pela rapidez de comunicar essa mudança que teve. Eu achei o carnaval bonito, tinha um público mais bonito, e isso foi positivo. Uma coisa muito positiva foi o tempo a mais para consumir na Praça de Alimentação após o término do show nas tendas. Todos os barraqueiros de fora elogiaram e acharam excelente. De modo geral, o carnaval foi excelente”, destacou.

Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo esteve na praça em três dias da festa, fazendo a divulgação dos atrativos turísticos de Tibagi e também um levantamento do número de turistas que vieram para a cidade. De acordo com a Setur, mais de 600 pessoas ficaram hospedadas em hotéis e pousdas da cidade e cerca de 1.000 procuraram operadoras de turismo para conhecer atrativos. No Cânion Guartelá, 1894 turistas estiveram no parque. Depois de uma breve pesquisa na cidade, comerciantes apontaram um aumento de 9% nas vendas durante os dias de folia.

Segurança

Na segurança do evento foram detectadas apenas três ocorrências dentro da Praça do Carnaval e duas ocorrências, mais graves, fora do circuito da festa. Durante o carnaval, foram colocados 50 policiais militares por noite e 60 seguranças particulares.

A comissão organizadora do Carnaval está fechando os valores finais do custo da festa, mas a expectativa é que o montante tenha diminuído em pelo menos 35%. Neste ano o Carnaval de Tibagi teve o patrocínio da Copel Telecom e apoio da Cooperativa de Crédito Sicredi e Rádio Itay.