Correio dos Campos

Campanhas orientam população sobre descarte de lixo e separação de recicláveis

25 de janeiro de 2019 às 16:18
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) tem realizado constantes campanhas de conscientização da população em relação ao descarte correto de lixo e a separação dos materiais recicláveis e outros resíduos que possam causar danos ao meio ambiente. Em 2018 o serviço de coleta seletiva voltou em todo o município e a orientação é para que a população deposite na Sacola do Recicla (sacola de ráfia), especial para a coleta seletiva, apenas materiais recicláveis ou secos, como também é chamado.

A gerente da Sema, Leri Ribeiro, ressalta que ainda está ocorrendo muita mistura de lixo orgânico (úmido) aos recicláveis, e que isso dificulta o trabalho da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti). “Pedimos a colaboração de todos os munícipes para separar na sacola de reciclagem os materiais como papel, plástico, vidro, metal, pois ajuda e facilita muito para os catadores da associação. Fazendo a reciclagem correta estamos contribuindo com a Acamarti, na economia e exploração de recursos naturais. Em média nosso município produz de 12 a 15 toneladas de resíduos urbanos por dia, entre estes estão recicláveis, orgânicos e rejeitos. Então é necessário separar e fazer a destinação da maneira correta, para que o processo de reciclagem aconteça. Preservar o meio ambiente e colaborar com a qualidade de vida em Tibagi é dever de todos nós. Faça sua parte, separe o seu lixo”, pontuou.

A gerente completa que o caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro, na sede, e a cada 15 dias, nos distritos. A população deve ficar atenta aos dias que o caminhão vai passar para evitar o acúmulo de recicláveis em casa por mais de uma semana. Leri lembra que embalagens de shampoo, condicionador, creme dental, sabonete e o rolinho do papel higiênico são considerados recicláveis e devem ser separados do lixo do banheiro, que é rejeito, e colocados na sacola de ráfia, pois geram renda para os catadores

A coleta de orgânicos e rejeitos acontece normalmente em todo o município durante a semana.