Correio dos Campos

Coleta seletiva atenderá toda cidade a partir de setembro

29 de agosto de 2018 às 18:25
Foto: João Pedro Agostinho

IMPRENSA/Tibagi – A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e Klabin, realizou reuniões nas escolas municipais para falar sobre o projeto de re-implantação da coleta seletiva em todo o município, que terá início em setembro.

O encontro foi com os pais dos alunos das escolas Escola Ida Viana, Escola Telêmaco Borba e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI Aquarela). Durante a reunião eles puderam conhecer como funcionará a coleta, que agora abrangerá toda a sede.

No mês de setembro, a equipe da SEMA e associados da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), irão juntamente com os alunos e professores dos quartos e quintos anos das Escolas Telêmaco Borba e Ida Viana distribuir as sacolas de ráfia para os moradores e explicar sobre como funciona o projeto.

Cinco mil sacolas foram compradas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) e a Klabin doou 2 mil para essa nova fase do projeto.

A gerente da SEMA, Leri Ribeiro, explicou para os pais a importância da separação correta dos lixos de higiene pessoal. “As embalagens de shampoo, desodorante e o próprio rolo de papel higiênico são muito rentáveis para os catadores. Mas, infelizmente, muitos são perdidos por serem jogados no lixo do banheiro e acabam contaminados. Levar essa educação para todos é muito importante. Por isso, precisamos trabalhar em parceria e todos são nossos parceiros nesse projeto ambiental e social”, salientou.

Os pais aprovaram a apresentação do projeto. É o caso de Cassia de Oliveira, mãe da Amalia Gabriela, da Escola Aquarela. “Eu achei super bom. Sou sanitarista e gosto muito desses projetos”, falou.

Rosney de Oliveira e Silva é ambientalista e pai,destaca a importância da educação ambiental para as crianças. “Achei já em tempo. Há uma necessidade dessa conscientização com as crianças. É muito plástico e ele deve ser descartado corretamente”, disse o pai.

O Projeto piloto

Em abril, as ruas em torno da Escola Municipal Professor Aroldo foram beneficiadas com a distribuição de sacolas de ráfia, doadas pela Klabin. Toda quarta-feira, o caminhão da coleta passa pela região recolhendo os materiais recicláveis separadamente, enquanto o outro caminhão faz a coleta dos outros resíduos.

Serviço:

Cronograma da Coleta Seletiva

Semanal: Sede
Terças e quartas: Manoel das Dores, Centro, Beira Rio, Capivari, Bela Casa, Santa Paula I, Santa Paula II, Divina Providência.

Quintas e Sextas: Nequinho, Santa Rita, Bom Pastor, Risseti, São José, Santo Antonio.

Quinzenal: Distritos
Segundas-feiras – Alto do Amparo e Caetano Mendes