Correio dos Campos

Ministro do Esporte visita Tibagi e garante construção de pista de canoagem

25 de maio de 2018 às 18:58
Fotos: João Pedro Agostinho e Eurides Gabriel

IMPRENSA/Tibagi – O município recebeu na manhã desta sexta-feira (25) uma visita histórica, a do Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, que confirmou a construção de uma pista de canoagem no Rio Tibagi. O prefeito Rildo Leonardi recepcionou o ministro no Campo Almir Ribas, juntamente com o Secretário de Estado do Turismo e Esporte, João Barbiero. O deputado Federal João Arruda e o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini também vieram acompanhando o ministro.

Rildo levou o grupo para conhecer o Parque Linear Reinhard Maack, às margens do Rio Tibagi, onde será construída a pista para competições oficiais de canoagem. Alunos da escola da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) e demais autoridades locais e da região também acompanharam a visita. Os prefeitos de Castro, Moacyr Fadel, de Reserva, Frederico Bitttencourt Hornung (Neto), de Tomazina, Flávio Zanrosso e o vice-prefeito de Ipiranga, Alcides Mayer marcaram presença no evento. Após a visita, todos seguiram para um almoço no Clube de Campo.

O ministro Leandro Cruz garantiu que a pista será construída e afirmou que ficou muito entusiasmado com a perspectiva de surgimento de novos atletas nas águas do Rio Tibagi. “O nosso compromisso é para construção da pista. Vim hoje aqui para garantir que o projeto vai ser realizado. Administradores sérios como o prefeito Rildo e como João Arruda, são capazes de criar projetos como este. Um projeto barato, que não tem manutenção e que tem um resultado esportivo educacional sem tamanho. Tenho certeza que desta pista sairão grandes atletas olímpicos, grandes atletas nacionais, mas acima de tudo, sairão adultos melhores, jovens melhores, mais bem formados, com valores morais e sociais mais rígidos e é isso que a gente precisa para o nosso Brasil”, concluiu Cruz.

O prefeito Rildo Leonardi elogiou a disponibilidade do ministro e enfatizou a importância da construção da pista para o município. “É uma honra para Tibagi receber o ministro Leandro Cruz. Nos sentimos privilegiados por ele ter tido o interesse de vir pessoalmente conhecer o nosso município. Porque além dessa pista, uma obra tão importante, de mais de R$ 1 milhão , tem a inclusão social que a canoagem promove com essas crianças. Nós pegamos o boletim escolar antes deles entrarem na escolinha e depois e é inacreditável a mudança no comportamento e nas notas. Só aí já vale o investimento. Temos o compromisso do Ministro, do João Arruda e do Secretário João Barbiero que todos os esforços serão feitos para que esta pista seja concretizada o mais rápido possível”, afirmou.

Barbiero também destacou que o Estado dará todo o suporte para a realização do projeto. “Me comprometi junto ao Ministro, junto ao prefeito Rildo e com o pessoal da canoagem que eu vou trabalhar para agilizar todos os trâmites, para que nada atrapalhe o andamento rápido deste projeto”, salientou o secretário.

O deputado federal João Arruda, que promoveu os contatos iniciais entre município e o ministério do Esporte também citou a importância de projetos deste porte para o fomento da economia e também do turismo esportivo. “Quero agradecer ao ministro por abrir espaço para estar conosco aqui em Tibagi, demonstrando a importância da canoagem. É sem dúvida um sinal de respeito pela cidade e principalmente pelas pessoas que nela vivem. Uma pista neste rio maravilhoso significa muita coisa. Além de promover a inclusão social e o surgimento de novos atletas, vai sem dúvida fortalecer o turismo esportivo e atividades em geral e fomentar a economia da cidade e dos campos gerais. Será um grande avanço para todos”, frisou.

A expectativa é que o município entre definitivamente no roteiro esportivo nacional da categoria depois da construção da pista. No início do mês Tibagi recebeu 1° Open Internacional Tibagi 2018 e a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e Caiaque Extremo. O evento reuniu 65 atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Paraná, com a participação de oito atletas tibagianos.