Correio dos Campos

Colégio Irênio simula eleição para prefeito e vereadores

24 de maio de 2018 às 18:01

IMPRENSA/Tibagi – O Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento recebeu o prefeito Rildo Leonardi no saguão da escola na manhã desta quarta-feira (23) para participar de uma mesa redonda com demais autoridades do poder legislativo e judiciário.

O evento faz parte do “Projeto Cidadania”, que simula um processo eleitoral desde a escolha do candidato por um partido político até a eleição, que escolherá um prefeito e dois vereadores. Rildo, juntamente com presidente da Câmara, Eduardo Torres, os vereadores Gilson Roberto, Elizeu Cortez, Cecília Pavesi, Jorge Cardoso e o chefe do Cartório Eleitoral de Tibagi, Jaime Nunes Filho, compartilhou experiências e falou um pouco mais sobre as esferas de poder.

“É muito importante este tipo de discussão. Aproximar os jovens da política e, muitas vezes, desmistificar algumas questões é sem dúvida um caminho que precisa ser seguido. Não temos mais como deixá-los de lado nos processos eleitorais. Despertar a cidadania e o espírito crítico desde cedo é fundamental para que tenhamos cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivemos”, enfatizou o prefeito.

Ao final de sua explanação, Rildo, além de explicar para os jovens como proceder caso um dia queiram concorrer ao cargo de prefeito, também os convidou para visitar a prefeitura. “Convido vocês para marcarem um horário e visitar a prefeitura para que vocês, além de conhecer, nos dêem sugestões para que juntos consigamos resolver e fazer cada vez mais um governo melhor”, falou.

Projeto Cidadania

O projeto é desenvolvido pela professora Regiane Plem, da disciplina de Sociologia, com todas as turmas do Ensino Médio. “O objetivo do projeto é aproximar os alunos da política. E hoje, nesta mesa redonda, cada convidado vai passar para nossos alunos a real função deles”, disse a professora.

No colégio, os alunos desenvolveram uma cidade fictícia, onde criaram os partidos e as chapas que disputarão as eleições. Pelo Partido Popular Trabalhista (PPT), Sara Rocha disputa o cargo de prefeita, Elem Vitória a vice-prefeita, José Manoel, José Rian e Renan são os vereadores da chapa. Pelo Partido Consciente (PC) Willix é candidato a prefeito, Felipe o vice, Gustavo, Andressa e Nikel são os vereadores. Foi feito um título de eleitor fictício para cada aluno. Os alunos também visitaram o cartório eleitoral e alguns puderam fazer seu título de eleitor na ocasião.

Segundo Regiane, todos os alunos estão participando e tem uma função no projeto, desde a concepção do partido até o setor de mídia e pesquisas eleitorais. Cada dicente, também, montou o seu plano de governo.

Agora os candidatos seguem em campanha durante os intervalos das aulas. No dia 30 de maio acontece a eleição final, no saguão do colégio.