Correio dos Campos

Tibagi sedia evento Internacional de Canoagem no final de semana

3 de maio de 2018 às 16:15

IMPRENSA/Tibagi – Tibagi recebe, neste final de semana, atletas para o 1° Open Internacional Tibagi 2018 e a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e Caiaque Extremo. O evento acontece no Rio Tibagi, dentro do Parque Linear Reinhard Maack e deve reunir atletas do Brasil e de outros países. A abertura será nesta sexta-feira (4), às 18h, mas antes alguns atletas já entram no rio para treinos livres. No sábado (5) seguem as provas e eliminatórias e no domingo (6) o encerramento com algumas finais e premiação.

Já estão confirmados atletas do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e da Argentina. As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira (4) e tem como taxa R$ 35,00. Ainda há expectativa da presença de atletas do Chile, Paraguai, Venezuela e Itália. Oito atletas da canoagem tibagiana já estão inscritos.

No Sábado (05) acontecem as provas do Sprint Individual (1ª e 2ª descidas), Sprint Caiaque Extremo, além das eliminatórias e finais das provas de Boater Cross. Já no último dia do evento serão realizadas as provas Clássica Individual, Descenso Caiaque Extremo e uma descida de confraternização no Salto Conceição, uma parte do rio que apresenta corredeiras de classe V. Devido ao Rio Tibagi ser muito largo as provas dispõem de um percurso pré-definido por balizas que obrigarão os atletas a percorrerem os trechos mais fortes e técnicos do rio. A prova de Descenso Caiaque Extremo contará com uma largada de cinco quilômetros acima da linha de largada das demais provas e tem chegada no mesmo local.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida

O Campeonato brasileiro de Canoagem Descida terá provas de Sprint, com um percurso de 500 m, e provas Clássicas, com 5.000 m de distância, ambas passando por corredeiras de nível II e III. Além disso, serão realizadas provas de Caiaque Extremo, Sprint e Boater Cross, em que o atleta deve atravessar um percurso de obstáculos, através de corredeiras de classes III e IV, sem a obrigatoriedade de balizas. Outra prova do Brasileiro será o Descenso, prova que terá uma largada em massa, 5.000m rio acima da linha de chegada.

Open Internacional Tibagi 2018

O Open Internacional de Tibagi 2018 será uma competição que acontecerá paralela ao Campeonato Brasileiro. Atletas do Chile, Paraguai, Venezuela e Itália são esperados para participar do evento que terá as mesmas provas do Brasileiro, mas com uma forma de premiação diferente. O atleta campeão do Open será o que somar o maior número de pontos somados nas provas de Sprint, Boater Cross e Descenso.

O prefeito Rildo Leonardi está empolgado com a realização do evento. “Temos muitos atletas da nossa canoagem que terão a chance de mostrar seu talento e competir com grandes nomes do esporte. Estou muito feliz com a realização de um evento desta grandiosidade em nossa cidade porque sei que os frutos que colheremos serão muitos. Tenho certeza que Tibagi ficará marcado no calendário esportivo da categoria a partir de agora”, comemorou.

Para a gerente da Secretaria de Turismo (Setur), Kellin Ramos, o evento trará muitos turistas que conhecerão um pouco mais da cidade. “Para o Turismo esse evento da Canoagem é de extrema importância. É a chance de colocar Tibagi no roteiro esportivo da canoagem e fomentar ainda mais nossos atrativos. Muitos turistas irão conhecer nossa cidade e precisamos mostrar a eles o melhor de Tibagi para que tenham vontade de voltar. São vários estados e até países, então é nosso momento de divulgar a eles as belezas de Tibagi”, disse.

O evento é realizado pela Aplauda som supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa),  conta com apoio da Prefeitura de Tibagi e da Setur e tem o patrocínio das Lojas MM e da Canoe Brasil.  No local terá praça de alimentação que contará com diversas opções de comidas e bebidas de entidades e empresários de Tibagi.

Confira a programação

Dia 04  – Sexta Feira:

07:00 as 17:00 – Treinos Livres

17:00 – Abertura alojamento

18:00 – Abertura

20:00 – Congresso Técnico com os chefes de equipe

Dia 05  – Sábado:

07:30 – Café da Manhã

09:00 – Largada 1ª e 2ª Descida – Prova Sprint Individual (aproximadamente 500m)

10:30 – Largada – Prova Sprint Caiaque Extremo

12:00 – Entrega de Lanches na Pista

13:00 – Largada – Eliminatórias Prova Boater Cross

16:00 – Largada – Final Prova Boater Cross

19:00 – Jantar e Reunião com os Chefes de Equipe

Dia 06  – Domingo:

07:30 – Café da Manhã

09:00 – Largada –Prova Clássica Individual (aproximadamente 5k)

09:30 – Largada – Prova de Descenso Caiaque Extremo

12:00 – Premiação e cerimônia de encerramento.

13:00 – Almoço