Correio dos Campos

Tibagi retoma coleta seletiva nos bairros da cidade

Com o apoio da Klabin e do Consórcio Caminhos do Tibagi, município inicia área piloto no dia 4 de abril.
2 de abril de 2018 às 20:08
Primeira etapa de coleta em Tibagi foi explicada em reunião com a comunidade. Foto: Divulgação/Klabin

COM ASSESSORIAS – A partir de quarta-feira (4), seis bairros de Tibagi voltarão a contar com coleta seletiva. Todas as famílias que moram na área piloto de reimplantação do programa já receberam sacolas de ráfia personalizadas, que serão utilizadas para armazenar os materiais recicláveis. A partir de agora, todas as quartas-feiras cada família deverá deixar em frente à sua casa a sacola com os resíduos recicláveis para que o caminhão faça a coleta.

A reestruturação do programa de coleta seletiva no município de Tibagi se deu através do Projeto de Resíduos Sólidos, uma parceria entre a Klabin e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Caminhos do Tibagi. “Selecionamos esta área piloto, que corresponde a 30% do município, para fazer a experiência com a nova forma de coleta e identificar pontos que possam ser melhorados. A expectativa é que possamos avançar em breve para toda a cidade e zona rural”, disse a gerente de Meio Ambiente de Tibagi, Leri Aparecida Ribeiro.

Como vai funcionar

Em reunião com a comunidade realizada na segunda-feira (26), membros da Secretaria de Meio Ambiente de Tibagi e da Klabin explicaram como vai funcionar o projeto no município. Nesta primeira fase, a coleta será todas as quartas-feiras, das 7h às 19h, e cada família deve deixar a sua sacola de ráfia com os materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) em frente à casa, para ser coletada. As sacolas são devolvidas no mesmo momento para os moradores. Mesmo após a expansão para toda a cidade, a coleta será escalonada por regiões, com coletas sempre uma vez na semana na área urbana e a cada 15 dias na zona rural.

Sobre o projeto

O objetivo da parceria da Klabin com o Consórcio Caminhos do Tibagi, formado pelos municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania, é auxiliar na gestão dos resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Socioambiental desenvolvido pela empresa na implantação da unidade Puma da Klabin, em Ortigueira. Entre 2014 e 2016, a companhia realizou um estudo e diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos em cada uma das cidades e em seguida foram formulados os planos de ação.

“A gestão dos resíduos sólidos é mais um exemplo de como atuamos no desenvolvimento regional. Agora cada município segue o seu plano de ação, desenvolvendo as atividades para se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além do viés legal e ambiental desse projeto nas cidades, destaco em especial a função socioeconômica, pois a organização de associações de catadores na separação e destinação dos resíduos se reverte em renda e qualidade de vida à centenas de famílias”, destacou o Gerente de Meio Ambiente da Klabin, Julio Nogueira.

Cada um dos municípios integrante do consórcio foi contemplado com a doação de estruturas ou equipamentos, por meio de financiamento da empresa junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o projeto de Resíduos Sólidos. Foram entregues barracões, caminhões de coleta seletiva e outros equipamentos para estruturar a reciclagem em cada local, além da capacitação dos catadores e a formação de associações ou cooperativas para organizar o trabalho. “Também atuamos no projeto e licenciamento da área destinada ao aterro consorciado, que será instalado em Imbaú. Se bem utilizado, o local terá vida útil de 20 anos e atenderá os sete municípios”, explica Nogueira.

Outra frente de atuação do projeto diz respeito à educação ambiental nas escolas municipais. Em março de 2018 houve a primeira formação dos professores e coordenadores pedagógicos, para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam multiplicados entre os alunos das redes municiais de ensino durante todo o ano.