Correio dos Campos

Prefeitura investe mais de R$ 800 mil em reformas nas escolas e CMEIs

20 de março de 2018 às 13:24

IMPRENSA/Tibagi – Durante a semana de comemorações alusivas ao aniversário de 146 anos de Tibagi (18 de Março) aconteceram as entregas das reformas das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), um investimento de mais de R$ 800 mil, com recursos próprios, economizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O prefeito Rildo Leonardi, juntamente com outras autoridades do município, visitaram escolas e CMEIs, da sede e do interior, para entregar oficialmente as obras. “Sabemos que há muito o que fazer, mas os investimentos não vão parar. Estamos muito felizes em poder fazer esses ajustes, tão esperados pelos alunos, pais e professores. Nossa intenção é dar continuidades às melhorias e a cada ano garantir um ambiente escolar cada vez mais adequado para todos”, destacou o prefeito.

As escolas municipais contaram com a troca do forro e do piso, além de obras em problemas específicos de cada escola, como a reforma da cozinha da Escola Aroldo, a construção da quadra da Escola Ida Viana, a tela da quadra da Escola Telêmaco Borba, a construção do sistema de drenagem na Escola São Bento e o alambrado da escola David Federmann. Já os CMEI’s, São José e Madrinha Augusta, ganharam novos alambrados.

As reformas agradaram pais e alunos. Para Josiane Lopes Paganini, mãe de Luís Felipe Paganini, aluno do terceiro ano da Escola Aroldo, a escola ficou mais higiênica. “Muito importante para o conforto das crianças. A escola ficou mais bonita, mais higiênica. Então a gente ficou bem contente com essa reforma”, disse. Sirley de Oliveira, mãe de João de Oliveira aluno do quarto ano da Escola Telêmaco Borba, conta que seu filho diz que sugeriu a reforma para a escola. “Eu achei legal porque o meu filho tem oito anos e ele diz que sugeriu também a reforma. Ele ficou muito feliz porque começaram pelo que mais precisava”, falou.

Com a troca do piso chegou ao fim o uso das ceras, e foi um dos pontos destacados pelas diretoras das escolas. Marta Serenato, diretora da Escola Aroldo, conta como a reforma foi positiva para a escola. “A primeira coisa é saúde, tanto dos alunos quanto dos professores, porque muitas crianças são alérgicas e aquela cera, aquele pó, aquele caruncho hoje não se tem mais. Os pais são bem observadores e estão vindo até a escola comentar da reforma e das melhorias, e a cozinha que foi ampliada também”, falou. Fátima Machado, diretora da Escola Telemâco Borba, destacou que as quedas das crianças diminuíram com a troca do piso.”Muitas crianças eram alérgicas à cera, inclusive, professoras também. Ficou prático para o pessoal da limpeza e também para crianças que não ficam mais batendo o pé nos tacos e caindo”, contou. A diretora da Escola São Bento, Vanderli Galvão, afirma que a troca do piso, forro e a drenagem, para evitar alagamentos, vão beneficiar toda comunidade. “Quando chovia era uma preocupação. A escola era alagada. Pais e professores se uniam para limpar a escola. Agora não vai mais ter esse problema. Estamos muito felizes com a drenagem e o piso e forro novos. Mais tranquilidade para todos, principalmente para os alunos”, resumiu.