Correio dos Campos

Cultura abre Semana da Consciência Negra em Tibagi

14 de novembro de 2017 às 19:14

IMPRENSA/Tibagi – A Prefeitura, através do Departamento de Cultura, realiza nesta quarta-feira (15) a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, que se estende até dia 19 de novembro. Serão diversas atrações culturais que remetem à história do povo afro descendente em Tibagi. Desta vez também acontecerá a escolha da Miss e do Mister Beleza Negra, no dia 16 de novembro e o resultado de um concurso de fotografia realizado nas escolas e colégios do município, no dia 17. Toda a programação acontecerá no Teatro Municipal Tia Inália, a partir das 19h, com exceção no domingo (19), quando as atividades começam às 10h, com culto ecumênico, em frente ao Museu Histórico Edmundo Mercer Júnior.

Segundo o gerente do Departamento de Cultura, Sidnei Bielski, o objetivo de toda a programação é resgatar um pouco da história do povo tibagiano, que até hoje tem muito influência dos negros na cultura e nos costumes. “Será uma grande homenagem a esse povo que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento. A comunidade negra de Tibagi merece”, destacou o gerente.

Programação

A abertura começa nesta quarta-feira (15), a partir das 20h, no Teatro Tia Inália, com palestra da professora Elaine Lopes, com o tema “O que a história não apagará”. Em seguida, o publico poderá acompanhar a apresentação “Afro Jazz”, das alunas da professora Ana Karina, da Escola Municipal de Dança de Tibagi. No dia 16, também no teatro, alunos dos colégios Irênio Moreira do Nascimento e Leopoldina Pedroso se apresentam, a partir das 19h, antes do início do concurso de Miss e Mister Beleza Negra. Após o resultado do concurso, o Grupo Vocal Cênico, do Professor André Neves, faz uma apresentação. Na sexta-feira (17), é a vez da peça teatral “Preto”, da Casa das Artes do Tibagi, se apresentar no palco do Teatro Tia Inália, a partir das 19h. A censura para o espetáculo é de 14 anos. Em seguida, o Colégio Integração também se apresenta e para finalizar a noite, acontecerá revelação do resultado do Concurso de Fotografia. No sábado (18), as bailarinas da Escola Municipal de Dança de Tibagi abrem a noite, no palco do teatro municipal, com a coreografia “Afro Jazz”, da professora Ana Karina. Após, acontecerão homenagens a representantes de famílias negras do município. O encerramento da noite ficará por conta de um solo do bailarino JH Agostinho, com a dança contemporânea “Negro”. No domingo (19), a programação será ao ar livre, com culto ecumênico, feijoada, roda de capoeira e roda de samba, tudo em frente ao Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, já a partir das 10h.

Concursos

Dentro das atividades da semana, o Departamento de Cultura planejou dois concursos, um de beleza e outro de fotografia.

O Concurso de Miss e Mister Beleza Negra acontecerá no dia 16, no teatro municipal. Interessados ainda podem se inscrever na Casa da Cultura, até dia 05 de novembro. A idade mínina é 15 anos.
Já, o concurso de fotografia, foi direcionado a alunos, a partir de 11 anos, das escolas e colégios do município, mas ainda está com inscrições abertas até esta quarta-feira (01). A premiação acontecerá no dia 17. O tema é “Comunidade Negra em seu cotidiano”. As fotos deverão ser entregues em papel fotográfico, num envelope com a inscrição e autorização para o uso da imagem até dia 8 de novembro na Casa da Cultura.