Correio dos Campos

Outubro Rosa – Saúde zera fila para mamografia e ultrassom em Tibagi

5 de outubro de 2017 às 16:52

A Prefeitura tem anoitecido cor de rosa desde terça-feira (03) em homenagem ao Outubro Rosa, mês voltado à conscientização ao Câncer de Mama. Em Tibagi, a Secretaria Municipal de Saúde preparou algumas ações para enfatizar a importância do autoexame e da saúde da mulher.

A primeira boa notícia é que neste mês foi zerada a fila para ultrassom obstétrico e mamografia. A partir do dia 10 até dia 25, 120 mulheres já estão com o exame marcado pela Prefeitura. Segundo o secretário da pasta, Wilson Silva, um feito importante e que mostra o empenho da equipe em melhorar o atendimento e diminuir a espera por exames.

“Nós conseguirmos zerar a fila. Este mês vamos intensificar o que já estamos fazendo desde o início do ano. Estamos fretando ônibus para fazer mamografia, em parceria com a educação, já algum tempo. Também estamos conseguindo fazer todo o custeio do ultrassom obstétrico para as gestantes, a cada trimestre elas precisam fazer o exame. Mas, o mais importante é que as ações do ano inteiro vêm dando resultado. A saúde da mulher não é só no mês de outubro. Estamos fazendo isso durante o ano”, destacou o secretário.

Programação Especial

A coordenadora da Atenção Básica da secretaria, Ana Paula Fernandes, está organizando as ações para o Outubro Rosa. Ela informou também que as mulheres que fizerem exames preventivos durante este mês vão concorrer a prêmios no final de outubro.

No dia 20, na Unidade Básica de Saúde da Vila São José, terá coleta de preventivo e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C durante todo o dia. No dia 21, na ESF 18 de Março, das 8h às 17, haverá realização de preventivo e vacinação contra o HPV para mulheres entre 15 e 26 anos.

No distrito de Caetano Mendes o tema também será discutido na subprefeitura, no dia 20, a partir das 13h. Estão programadas algumas atividades como sorteio de prêmios, dinâmicas e palestras educativas com a equipe da saúde. No dia 21, das 9h às 16h, haverá coleta de preventivo e agendamento de mamografia no posto de saúde do distrito.

Na sede, as atividades voltam acontecer no dia 27, com blitz educativa sobre o Câncer de Mama, em parceria com o Colégio Integração, no supermercado Cristal. Também haverá uma caminhada e passeata com carros decorados da saúde pelo centro da cidade.

(Texto: Bianca Martins / Foto: Christian Camargo)