Correio dos Campos

Economia – Finanças propõe corte nos gastos para evitar déficit

26 de setembro de 2017 às 19:04

A Secretaria Municipal de Finanças fez a prestação de contas do segundo quadrimestre, na tarde desta terça-feira (26), na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário da pasta, Erli Prestes, demonstrou dados numéricos relativos às receitas e despesas do executivo no segundo quadrimestre deste ano. Prestes ressaltou que a orientação neste momento é para corte de gastos. “Todas as secretarias foram orientadas a diminuírem suas despesas. Já projetei uma receita nesses quatro meses finais e então temos que gastar dentro desse limite. Ainda não estamos com déficit, mas se não houver uma contenção, o déficit vai ser inevitável. Investimentos que não são essenciais vamos precisar segurar”, explicou o secretário.

Preocupação esta compartilhada também pelo presidente da Câmara, Elizeu Cortez (PHS), que vê no corte de gastos uma saída para evitar a crise e um futuro endividamento do município. “Nota-se que existe uma preocupação com o déficit público, que é um problema que a maior parte dos nossos municípios enfrenta, que é gastar mais do que arrecada. Esperamos que o prefeito possa observar os alertas dados pela secretaria de finanças para que a gente chegue no final de ano sem o grande déficit público. Quando assumimos, herdamos uma grande dívida da administração anterior. O objetivo agora é chegar ao final dessa gestão sem dívidas, entregar um municípios com as finanças saneadas”, destacou.

Já para o vereador João Paulo Ribas (DEM) a audiência pública é uma oportunidade da sociedade participar da administração pública. “Essa audiência mostra que toda a equipe do executivo quer mostrar, juntamente com a câmara e abrindo para participação da sociedade, que a administração precisa ser clara e objetiva. Então qualquer munícipe que se interesse em participar tem chance. Isso é bastante importante para o processo democrático”, avaliou.

Audiência Pública da Saúde

Nesta quarta-feira (27) acontece a segunda Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário, Wilson Silva, vai explanar, na Câmara Municipal, sobre os gastos referentes ao segundo quadrimestre de 2017, a partir das 14h.