Correio dos Campos

Comitê Gestor Municipal faz primeira reunião

22 de setembro de 2017 às 09:33

A primeira reunião do Comitê Gestor Municipal de Tibagi, do Programa Empreendedor Individual, aconteceu na noite de quarta-feira (20), no salão de festas do Mercado Cristal. O objetivo do encontro era apresentar os membros gestores e iniciar os trabalhos de desenvolvimento para o pequeno e micro empresário do município. A consultora de legislação aplicada do Sebrae, Sandra Noce Porto fez uma explanação sobre a Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa e os desafios enfrentados pelos municípios para pô-la em prática. “O objetivo é melhorar o ambiente para micro e pequena empresa. O comitê é um grupo paritário, tem representantes da sociedade civil e do poder público.

Foi feito um diagnóstico no mês de maio deste ano em Tibagi para ver como estava o nível de implantação da lei e com base nesse diagnóstico vamos pensar as ações. Identificamos que vamos ter que bater muito forte na questão das contas públicas, participação de mais micro e pequenas empresas locais dentro dos processos licitatórios da Prefeitura simplificar processos de abertura, alteração e baixa de empresas, a gente vai trabalhar com acesso ao crédito, inovação e tecnologia, educação empreendedora. O grupo vai propor ações e o poder executivo vai ter que implementar”, explicou a consultora.

Para o vice-presidente da Associação Comercial, Empresarial e Turística de Tibagi (ACETT), Adriano Mileski, o Comitê Gestor vai proporcionar um debate produtivo em torno do empreendedorismo. “A ideia é trazer o diagnóstico do nosso município e também propostas de melhorias, uma parceria público privada. São pessoas de extrema capacidade que estão aqui. São representantes de entidades basicamente, representantes das instituições financeiras, empresários e poder público. É isso que a gente quer, soma de idéias. O resultado tende a ser muito interessante e produtivo para o setor empresarial do município”, avaliou.

O prefeito Rildo Leonardi participou do encontro e acredita que as atividades do Comitê Gestor vão fomentar e aperfeiçoar as ações empreendedoras em Tibagi. “Vivemos uma crise no emprego e ações que visem melhorar esse cenário são muito positivas. Tenho certeza que a partir dessas reuniões encontraremos soluções que vão beneficiar toda a nossa comunidade. Tibagi vai dar um salto no desenvolvimento econômico e social com certeza”, considerou Rildo.

O secretário Municipal de Indústria e Comércio Vilson de Lima está otimista com as atividades do grupo. “Foi muito produtivo, um passo importante para o município. É uma ação necessária para que tenha esse desenvolvimento. Espero que com o comitê formalizado e acontecendo as reuniões consiga melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas do município”, comentou.

O Comitê Gestor Municipal é formado pela vice-prefeita Helynez Ribas e Rubens Leonardi (poder executivo), Elizeu Cortez e Cecília Pavesi (legislativo), Moacir Alberti Gomes, Alexander Vonn Fritz, João Carlos Gomes, Paola P. Petrochinski de Geus, Solismar João Gasperin (entidades civis) , Anderson Luiz Valentim e Kelly Cristina S. de O. Rebolha (Banco Sicredi), Ivo Carlos Arnt Filho e Joyce Hellen Tibagi da Rocha (Sindicato Rural Patronal de Tibagi), Karlos Severo de Castro Diniz e Aderlei Estevão da Silva (Caixa Econômica Federal, Adriano Mileski, Reinaldo Marcos Peterlini Neto e Paolo Pavesi (Associação Comercial, Empresarial e Turística de Tibagi), Nelson Pavesi e Christiane A. Nocêra Schiochet (representantes da área contábil) e Acir Inácio P. Kachinski e Roberto Correa Tomczak (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tibagi).