Correio dos Campos

Através de convênio, Prefeitura perfura dois novos poços artesianos em Tibagi

20 de setembro de 2017 às 15:36

As comunidades do assentamento Menino Jesus e Cerrado Grande, em Tibagi, já podem comemorar. A Prefeitura deu o primeiro passo semana passada para instalar uma rede de distribuição de água para os moradores. Um convênio firmado entre a Prefeitura e Instituto das Águas e uma empresa estatal permitiu a perfuração dos poços, que vai beneficiar pelo menos 100 famílias.

O próximo passo é conseguir recursos para a implantação da rede de distribuição. Para o gerente da Secretaria Municipal de Agricultura, Walmar Eidam, a expectativa é que todo o projeto seja finalizado em 2018. “São duas comunidades que têm um problema muito grande em relação ao abastecimento. Os poços estão perfurados, deram uma água boa em bastante quantidade, mas a Prefeitura agora vai ter que fazer a rede de distribuição. Vamos buscar parcerias com a Sanepar, ir atrás de recursos para podermos finalizar tudo ano que vem”,antecipa.

De acordo com o gerente, o abastecimento nessas regiões é uma reivindicação muito antiga, no Cerrado Grande principalmente. “Desde 1998 existem projetos para trazer água para a comunidade, mas nunca dá certo. Agora conseguimos iniciar essa importante obra. É apenas o começo, mas estamos trabalhando para levar água em pelo menos cinco comunidades. Pinheiro Seco de baixo, Rancho Alegre, Faxinal dos Empossados e agora o Cerrado e o assentamento Menino Jesus”, explicou Walmar.

Na região conhecida como Pinheiro Seco de baixo a expectativa é que até o final do ano a rede de distribuição seja implantada. E na outra extremidade da localidade, identificada como Pinheiro Seco de cima, Walmar contou que em breve farão os ajustes na caixa d’água, que devido a um problema na altura da estrutura a água não tem chegado às residências com regularidade.