Correio dos Campos

Violência contra a criança é tema de oficina

18 de agosto de 2017 às 20:36

O Ministério Público da comarca de Tibagi realizou, em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, uma capacitação sobre violência contra a criança e o adolescente com a promotora pública Tarcila Santos Teixeira, da comarca de Curitiba, responsável pela Promotoria de Infrações Penais contra Criança, Adolescentes e Idosos.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), nesta sexta-feira (18) e recebeu profissionais do setor de toda região. Para a secretária da pasta, Rosalina Moura e Silva, ações como esta fortalecem e qualificam o trabalho desenvolvido pela secretaria. “Essa parceria é muito importante porque trata de um tema extremamente delicado. Entendemos que o Ministério Público é um grande parceiro, que está preocupado em nos ajudar a resolver esse problema. Uma união de esforços a favor da criança e do adolescente. Hoje é um dia de capacitação, de orientação. Mudanças na lei são freqüentes e por isso da necessidade dessas capacitações para estarmos prontos para as mudanças que surgem”, analisou Rosalina.

A promotora de Justiça de Tibagi, Juliana Schasiepen Ribeiro Gonçalves, explica que o Ministério Público traça metas que devem ser cumpridas num intervalo de um ano. Em Tibagi a estratégia é melhorar o atendimento em rede. “A capacitação dos técnicos e dos servidores é uma necessidade. Então fazemos reuniões periódicas na promotoria e entendemos que seria interessante trazer pessoas de outras comarcas que tem experiência na área. A troca de informações é muito importante para suprir deficiências e melhorar o trabalho. E escolhemos esse primeiro tema porque é um fato que nos deparamos todos os dias. Acreditamos que tem de haver uma padronização no atendimento a essas vítimas de violência, justamente por serem crianças e adolescentes, ainda pessoas em desenvolvimento”, destacou”.

Para a palestrante o tema da oficina vai ao encontro das necessidades enfrentadas pela rede de proteção prevista nos programas sociais de prefeituras e governos estaduais e federal. Segundo Tarcila, capacitar e melhorar o atendimento básico é essencial para que os índices de violência contra a criança, seja doméstica, sexual ou pisicológica, diminuam. “Hoje não tem como dissociar qualquer setor do atendimento à criança.
Enquanto os municípios não entenderem que todos os setores devem interagir e que a visão de todos em primeiro lugar deve ser o interesse da criança, para o bem da sociedade, as coisas não vão funcionar adequadamente”, explicou.

Atualmente Tibagi atende cerca de 250 crianças em situação de vulnerabilidade social. Segundo a conselheira tutelar, Nalvina Banks, os casos de violência são freqüentes no município e para amenizar o problema o Conselho Tutelar tem realizado palestras de conscientização nos distritos e pretende começar esse trabalho na sede também. “Segundo as professoras, depois das palestras que fizemos com as famílias, a situação melhorou bastante. A nossa intenção é fazer esse acompanhamento aqui na cidade também. Todos os dias recebemos denúncias, é um fato que precisamos enfrentar e essa capacitação nos ajuda a saber lidar com as situações que aparecem”, disse a conselheira. (Texto: Bianca Martins – Imagem: Christian Camargo)