Correio dos Campos

Prefeitura e Sanepar tratam sobre adesão ao Fundo Azul

18 de agosto de 2017 às 20:40

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agicultura receberam na manhã desta quinta-feira (17) representantes da Sanepar para conhecer mais detalhes sobre o Fundo Azul, programa que destina investimentos exclusivamente para proteção e recuperação de mananciais.

Durante o encontro com Gestora de Educação Socioambiental da companhia, Crislaine Mendes, foram levantadas algumas demandas do município para a aplicação do projeto, que só deverá ser desenvolvido em 2018. “Essa reunião foi muito produtiva para termos o conhecimento de como funciona o Fundo Azul. A demanda de proteção de nascentes é grande e na parte de educação ambiental também, sobre a bacia do rio Tibagi, os mananciais, para que os jovens também percebam a importância da preservação da água”, considerou a gerente da secretaria municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro.

Para o gerente da secretaria municipal de Agricultura, Walmar Eidam, o tempo para aderir ao programa este ano é curto devido à extensão e a importância de se fazer um projeto que realmente atenda as necessidades do município. “A expectativa é a melhor possível, tem a possibilidade de levantar um projeto muito bom. Então secretaria de Agricultura vai se dedicar de corpo e alma para que isso aconteça ano que vem. É um recurso que não pode ser perdido”, salientou.

Para a representante da Sanepar, a reunião foi produtiva. “O município está preocupado com uma questão ambiental, que é a água, que a proteção de mananciais. A gente espera fazer um trabalho em parceria mesmo, é um começo. Já conseguimos identificar algumas demandas para tentar elencar as prioridades e de acordo com o que o município decidir, a Sanepar vai ser parceira”, destacou Crislaine.

O secretário de Planejamento, Fernanco Kogus, o gerente de Obras, Marcelo Bueno e o coordenador de Assuntos Comunitários, Maurício Chizini Barreto também acompanharam a reunião. (Texto: Bianca Martins – Imagem: Christian Camargo)